Reforma tributária: Lula insatisfeito com formato de GT escolhido por Lira que exclui deputado paraibano de relatoria

PUBLICIDADE

A imprensa nacional trouxe neste final de semana que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria fica do insatisfeito com o formato escolhido pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para lidar com a regulamentação da reforma tributária — que foi a criação de dois grupos de trabalho. Para atender os partidos, o deputado definiu sete parlamentares em cada um dos GTs e estabeleceu o prazo de 60 dias para concluírem as atividades. Em recente entrevista Lula disse que gostaria que os relatores dos projetos de lei (da reforma Tributária) fossem os mesmos que trabalharam na análise da proposta de emenda à Constituição (PEC): o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), na Câmara, e Eduardo Braga (MDB-AM), no Senado.

Segundo o portal Correio Brasiliense, na avaliação da equipe econômica, o modelo vai atrasar a conclusão da reforma e facilitará a atuação dos lobbies dos setores diversos que estão de olho na tramitação dessas medidas, todos interessados em reduzir a carga tributária de suas áreas. Para não bater de frente com Lira, os governistas preferem não escancarar o descontentamento. O desejo manifestado até pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva era que o deputado mantivesse apenas um relator e citou a preferência por Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) como o único com essa missão. O parlamentar foi o relator do texto principal, aprovado no fim de 2023.

Há um mês, Lira foi questionado sobre a predileção de Lula e descartou atender a seu desejo. “A opinião do presidente é importante, a gente respeita, mas temos uma quantidade absurda de deputados competentes e que desejam relatar”, frisou, à época. “O deputado Aguinaldo tem toda nossa gratidão, é competente, é um companheiro de partido, mas ele já relatou a PEC da reforma tributária. Essas regulamentações, necessariamente, não têm que ter o mesmo relator. Há deputados da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, tributaristas, advogados.”
Veja mais:

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Lulopetismo, do abismo fiscal ao moral

Lula foi eleito sem apresentar nenhum plano de governo. O que ele queria para o…

17 de junho de 2024

Governador João Azevêdo antecipa pagamento de junho para o dia 21

O Governador da Paraíba, João Azevêdo, anunciou nesta segunda-feira (17) a antecipação do pagamento dos…

17 de junho de 2024

Polícia Civil da PB investiga possível suspeita de falsidade ideológica em locação de imóvel por parte da prefeita de Bayeux

Após denúncia e pedido do Ministério Público da Paraíba (MPPB), a Polícia Civil abriu um…

17 de junho de 2024

Fantástico aponta que dono da ‘Up Garden’ será indiciado por lesão corporal e homicídio culposo

O dono da casa de eventos 'Up Garden', no Altiplano Cabo Branco será indiciado por…

17 de junho de 2024

Corpo encontrado na região de Cajazeiras pode ser de empresário desaparecido

Nesse domingo (16), um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado na cidade de…

17 de junho de 2024

Sine-JP disponibiliza 488 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

A semana inicia com oportunidades para quem almeja ingressar ou se reposicionar no mercado de…

17 de junho de 2024