O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (27) que a Polícia Federal (PF) investigue suspeitas de interferência e financiamento estrangeiros nas eleições brasileiras. A apuração deverá esclarecer a possível destinação de recursos de origem norte-americana durante o período eleitoral e eventual atuação de empresas de internet para influenciar a disputa.
Entre os pontos que deverão ser investigados estão possíveis manipulações algorítmicas destinadas a favorecer ou prejudicar candidaturas. A decisão também menciona supostas negociações envolvendo a empresa Rockbridge Network, que estaria em tratativas para direcionar apoio financeiro à campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Ao fundamentar a determinação, Dino apontou a intensificação de indícios de possível ingerência estrangeira no processo eleitoral brasileiro. O ministro ressaltou que a proteção contra interferências externas está diretamente relacionada à soberania nacional e à preservação da autonomia das instituições democráticas.
A investigação também deverá esclarecer se existe alguma relação entre eventual apoio eleitoral e interesses econômicos de agentes estrangeiros em setores estratégicos do Brasil, especialmente na exploração de terras raras e de minerais críticos.
Na decisão, o ministro destacou a vedação constitucional ao recebimento, pelos partidos políticos, de recursos financeiros de entidades ou governos estrangeiros, assim como à subordinação a esses agentes.
“Sublinho, ainda, a necessidade de esclarecer o possível vínculo entre apoio eleitoral e o interesse econômico de agentes estrangeiros nas terras raras e nos minerais críticos brasileiros”, afirmou Dino.
PB Agora
