Categorias: Saúde

Trauma e Hemocentro fazem campanha de doação de sangue

PUBLICIDADE

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou, nesta terça-feira (11), a campanha de doação de sangue em parceria com o Hemocentro-PB. O objetivo foi aumentar o estoque de sangue na unidade de saúde. O posto de coleta funcionou no estacionamento da recepção administrativa e contou com várias participações de colaboradores e acompanhantes da instituição.

Segundo a assistente social do Hemocentro, Glória Quieroz, a parceria com unidade de saúde é muito importante. “Estamos juntos com o Hospital de Trauma há bastante tempo e a parceria é muito valiosa, pois ajuda a divulgar nosso trabalho. Faço só o apelo para que aumente o nível de consciência dos paraibanos para se tornarem doadores voluntários. Sempre estamos precisando de doação”, frisou.

Para acompanhante de um paciente interno na unidade, Raniele Cardoso, a doação faz toda diferença. “A primeira vez que doei quis seguir o exemplo do meu pai, que já era um doador. E agora meu lema é fazer alguma coisa por alguém, nem que seja para beneficiar apenas uma pessoa, tenho certeza que este gesto faz toda diferença”, comentou.

Os colaboradores do Hospital de Trauma também fizeram sua parte, como a auxiliar administrativa, Edlanny Gomes, que doou pela primeira vez. “Sempre achei nobre a atitude e hoje fui tocada a ajudar, pois acredito que temos propósitos na vida e poder ajudar o próximo doando sangue, me deixou muito feliz. Farei outras vezes”, comemorou.

Há pessoa que começam a doar porque alguém próximo precisou. Este é o caso do colaborador Danilo de Oliveira. “Comecei a ser doador por causa de um amigo que precisou, após um acidente de moto. Desde então, continuo doando e é muito gratificante ajudar o próximo e fazer uma boa ação”, disse. O funcionário Wagner Moreira, que trabalha no setor de Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same), descreveu o ato de doar como transformar algo pequeno em grande.

Para doar é preciso apresentar um documento de identificação com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg. Não é necessário estar em jejum, mas é preciso evitar alimentos gordurosos até três horas antes da doação.

A coleta dura no máximo 10 minutos e é feita por profissionais treinados do Hemocentro. Todo o material utilizado é estéril e descartável. No fim, o voluntário recebe um lanche e informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados nas primeiras horas.

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João nega conversas com deputado Romero para aliança em CG e reforça que nome da oposição deve sair próximo mês

Em meio às movimentações políticas para as eleições municipais em Campina Grande, o governador João…

6 de maio de 2024

Em sessão especial, Assembleia Legislativa da Paraíba discute organização do trabalho de ambulantes na Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta segunda-feira (06), para…

6 de maio de 2024

EXCLUSIVO: Cobrança de estacionamento no Unipê põe em risco participação de atletas em projeto social da Prefeitura de JP

A cobrança de estacionamento no campus do Unipê em João Pessoa, que entrou em vigor…

6 de maio de 2024

Homem que deu calote em motel de Cabedelo é preso na casa dos pais, em João Pessoa

Na tarde desta segunda-feira (6), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de dar calote…

6 de maio de 2024

Lucas Ribeiro evita analisar estratégia do PSB em Santa Rita, mas já admite ruptura com PP na cidade

Durante entrevista nesta segunda-feira (06), o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), sinalizou que seu…

6 de maio de 2024

CDL de Campina Grande se torna ponto de arrecadação para donativos à população atingida pelas chuvas no RS

A CDL Campina Grande e a Azul Linhas Aéreas estão mobilizadas para prestar apoio às…

6 de maio de 2024