A Paraíba o tempo todo  |

Trauma-CG realiza programação especial no Dia Mundial de Conscientização sobre HIV/Aids

Em 1º de dezembro é realizado o Dia Mundial de conscientização sobre o HIV e luta Contra a Aids. Nesse dia, o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande promove uma programação especial, a partir das 9h, no auditório da instituição, que terá uma palestra com a infectologista Priscilla Sá com o tema ‘Precisamos falar sobre HIV: Quem trata não transmite!’.

Ainda na programação, haverá espaço para aconselhamento com infectologistas sobre prevenção e tratamento do HIV, testes rápidos de HIV, sífilis e da hepatite B e C, distribuição de preservativos masculinos e femininos e o já tradicional laço vermelho, símbolo dessa luta.

O evento é aberto a estudantes e profissionais da área de saúde. Infectologistas e acadêmicos de Medicina estarão durante toda a manhã realizando ações de promoção à saúde e explicando as formas de prevenção.

Segundo a médica Priscilla Sá, é importante que todos saibam que, quando uma pessoa que vive com HIV faz tratamento e sua carga de vírus fica indetectável, essa pessoa para de transmitir. Indetectável = intransmissível é um conceito embasado em evidências científicas robustas que comprovam que o I de indetectável é igual ao I de intransmissível.

“Isso quer dizer que pessoas que vivem com HIV precisam ter acesso aos testes diagnósticos para que iniciem rapidamente o tratamento e melhorem sua qualidade de vida. E, ao dizer que quem se trata fica intransmissível, estamos ajudando a quebrar o estigma sobre essas pessoas que vivem com HIV. Quebrar estigma é acabar com preconceito, quebrar estigma é salvar vidas”, destacou a médica.

Primeiro de Dezembro é o Dia Mundial de Conscientização e Luta Contra a Aids, sendo um dia que, a cada ano, deve servir para desenvolver e reforçar o esforço mundial para evitar novos casos de infecção e melhorar a vida de quem já vive com o HIV. O objetivo deste dia é estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências e criar um espírito de tolerância social e de empatia.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe