Categorias: Saúde

Taquicardia, dor no peito e medo da morte: saiba mais sobre a Síndrome do Pânico

PUBLICIDADE

Taquicardia, dor no peito, asfixia, náusea, medo de morrer, de perder o controle, de enlouquecer, são alguns dos sintomas conhecidos da Síndrome do Pânico. O Brasil é o país com o maior número de casos de transtornos de ansiedade no mundo. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros têm algum tipo de transtorno de ansiedade.

A Síndrome do Pânico, ou Transtorno de Pânico, compreende crises repentinas de ansiedade aguda, marcadas pelo medo da morte e por sintomas físicos e emocionais. Em geral, o episódio de ataque de pânico tende a durar cerca de dez minutos, e durante esse período o paciente tem a plena certeza de que irá morrer.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem chamado a atenção para a saúde mental, patologia que atinge cerca de 4% da população mundial, aproximadamente 280 milhões de pessoas.

Após o primeiro episódio de crise de ansiedade, de acordo com o psiquiatra Tarcísio Rufino, o paciente passa a ter medo de uma nova crise e, segundo ele, quando o primeiro registro está relacionado a um determinado lugar ou situação, a pessoa sente um forte receio de se expor a mesma situação ou até mesmo de voltar àquele lugar. “A grande tendência de se ter uma crise naquele local é muito grande. O paciente passa a ter medo de ter uma nova crise. É um medo antecipatório de ter uma nova crise”, explicou o médico.

Sensação de desmaio, desconforto abdominal, dor no peito que se estende para o braço esquerdo semelhante à dor de um infarto, sudorese, coração acelerado… Os sintomas físicos são inúmeros e reais. É bem comum nas pessoas que desenvolvem a Síndrome do Pânico que procurem inicialmente médicos de especialidades ligadas aos sintomas físicos. O Dr. Tarcísio esclarece que quanto mais o paciente demorar a buscar o tratamento psicológico mais intensas podem ficar as crises. “Virão mais crises em um curto período de tempo, intensificando os sintomas”, afirmou o psiquiatra. O médico alerta ainda que este tipo de transtorno pode levar à depressão. “Imagine a pessoa sentir todos esses sintomas, isso vai deprimi-la, vai deixá-la mais triste, ela vai diminuir a vontade de tentar sair. Então, a Síndrome do Pânico pode sim levar uma pessoa a depressão”.

Acredita-se que as causas dos transtornos de ansiedade, em especial a Síndrome do Pânico, possam estar ligadas a fatores genéticos, sociais, estresse, uso de drogas, assim como o consumo abusivo de medicamentos.

Além do acompanhamento psicológico, o tratamento do transtorno de pânico inclui, na maioria das vezes, a prescrição de medicamentos antidepressivos. “Depende do caso, o tratamento ajuda muito. Mas é preciso pensar também não apenas no tratamento medicamentoso, mas também a parte psicológica, identificar tudo aquilo que nos estressa, que nos deixa angustiado, o nosso ambiente de trabalho. O tratamento é multidisciplinar”, declarou dr. Tarcísio. É importante, de acordo com o médico, que a família também contribua para a cura.

O médico alertou que não é possível estabelecer um prazo para o término do tratamento, já que vai depender da real situação do paciente. “Existem casos mais graves, casos moderados, então depende muito”, esclareceu.

 

PB Agora
Foto: Jakub Krechowicz/Fotolia

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024