Já são três o número de casos confirmados de Meningite bacteriana na região de Cajazeiras, que compreende a 9ª Região de Saúde. Dois pacientes acometidos da doença estão internados no Hospital Regional de Cajazeiras, sendo um do município de Bernardino Batista, e o segundo é de Cajazeiras. O terceiro caso é de uma criança do município de São João do Rio do Peixe, que foi internada no Hospital Universitário em Campina Grande.
A informação foi confirmada pela Dra. Maura Sobreira gerente da 9ª Regional de Saúde. Segundo ela, o controle epidemiológico está sendo feito com a quimioprofilaxia entre os contactantes, e o isolamento dos pacientes por até 24 horas após o início da antibioticoterapia.
Existe ainda no Brasil, a prevenção da meningite por hemófilos que é feita pela vacina conjugada que faz parte do calendário vacinal (no Brasil, a partir dos 2 meses de idade), a qual é disponível na unidades de saúde da família (postos de vacinação), sendo dispensadas pela 9ª Gerência Regional de Saúde aos municípios.
O que é Meningite?
Meningite é o nome que se dá para a infecção e inflamação das meninges. Ela pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos – e pode ser fatal. A meningite bacteriana acontece quando a bactéria, a partir de um foco em alguma parte do corpo, atinge a circulação sangüínea e a partir daí o sistema nervoso central; outro modo é a partir de sinusites, infecções de ouvido atingindo o sistema nervoso central próximo aos focos.
Quais os sintomas?
Os sintomas clássicos da meningite incluem confusão mental, febre e rigidez de nuca que ocorrem em um terço de todos os pacientes com a doença. A rigidez de nuca está presente em mais de 80% dos casos e é o sinal do exame médico que mais faz pensar em meningite. A confusão mental ocorre em mais de 70%, e febre em mais de 90% dos casos. Então, pelo menos um sintoma está presente em quase 100% dos casos.
Qual o tratamento?
O tratamento da meningite bacteriana é feito com antibióticos de acordo com tipo de bactérias que causou a infecção
Redação com Portal CZN
PB Agora








