Categorias: Saúde

SES realiza capacitação sobre atualização em clínica e tratamento da esquistossomose

PUBLICIDADE

 Médicos e enfermeiros das equipes do Programa de Saúde da Família, em Mamanguape, participarão de um treinamento de atualização em clínica, diagnóstico e tratamento da esquistossomose. A capacitação ocorrerá na quarta-feira (25), durante todo o dia, no Centro Cultural da cidade, numa parceria entre as secretarias de saúde do Estado (SES) e do Município.

Também participarão do treinamento os agentes de saúde que fazem o controle desta endemia. O médico sanitarista e gerente do Programa de Controle da Esquistossomose da SES, Antônio Bernardo Filho, disse que o objetivo da capacitação é atualizar os profissionais de saúde no diagnóstico e tratamento de casos da doença, assim como nas medidas de controle que visem prevenir.

Ele explica que durante na capacitação também serão discutido os aspectos epidemiológicos da doença no município, no Estado e no país. “A importância da atualização para os profissionais de saúde está em manter uma vigilância epidemiológica eficaz nesse município”, disse o sanitarista.

O que é – Antônio Bernardo disse que a esquistossomose é uma doença de veiculação hídrica causada pelo verme Shistosoma manson, que possui ciclo evolutivo no meio ambiente (em caramujos infectados encontrados em água doce). O homem pode contrair a doença ao ter contato com a água contaminada caracterizando assim o ciclo evolutivo do verme no ser humano.

Para a prevenção da doença, o médico alerta que as pessoas devem evitar o contato com águas contaminadas pelo verme, em particular nas horas mais quentes do dia. Antônio Bernardo Filho, explica que o diagnóstico se faz por meio de exame de fezes e o tratamento com comprimidos de Praziquantel. “A doença tem cura, mas é importante fazer o diagnóstico precoce para evitar formas graves e óbitos”, destacou.

O atendimento dos pacientes é feito a partir das unidades básicas de saúde. Em caso de sintomas (febre, dor de cabeça, diarreia e dor abdominal), com registro de contato com água contaminada, a população deve procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo de casa. “Os casos são registrados nos serviços de saúde. Os municípios devem proceder com o diagnóstico e o tratamento de todos os casos positivos com medidas de educação em saúde junto à população, além de buscar condições para oferecer obras de saneamento básico e abastecimento de água”, explicou.

O médico sanitarista afirma que a prevenção, o tratamento e o controle da doença são feitos de forma pactuada com o Ministério da Saúde e as secretarias de saúde dos Estados e municípios por meio de treinamentos, distribuição de medicamentos e kits para diagnóstico enviados às cidades.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Incêndio de grandes proporções deixa moradores em alerta, no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa

Um incêndio de grandes proporções foi registrado, no início da manhã de hoje (03), em…

3 de maio de 2024

Prefeito Emerson Panta lança São João de Santa Rita 2024 com atrações inéditas

Evento promete movimentar a economia local e celebrar tradições juninas com uma programação diversificada O…

3 de maio de 2024

Jornalista é alvo de espancamento na Praça da Paz, no bairro dos Bancários

O jornalista Ulisses Barbosa, 59 anos, foi alvo de espancamento, na noite de ontem (02),…

3 de maio de 2024

Veja a relação dos 35 celulares que vão parar de funcionar no WhatsApp

Por meio de comunicado oficial, o WhatsApp anunciou uma grande de lista de celulares Android…

3 de maio de 2024

Vereador cita que na CMCG existe ´Camaleônicos´ e lembra que colegas que tentaram destruir Romero hoje o abraçam

Em depoimento ontem (02), na Tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande o vereador Alexandre…

3 de maio de 2024

PM da PB apreendeu 214 armas de fogo e capturou 194 foragidos em abril

Um balanço da Polícia Militar divulgado na noite de ontem (02), revelou que no mês…

3 de maio de 2024