Categorias: Saúde

SES capacita profissionais de saúde sobre Coronavírus

PUBLICIDADE

Os profissionais de saúde da rede de assistência pública e privada da Paraíba participam de uma capacitação sobre manejo clínico do coronavírus (COVID-19), nesta quarta-feira (19), às 13h30, no auditório de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem o objetivo de apresentar o fluxo mediante suspeita de casos da doença na Paraíba, bem como hospitais de referência, e a utilização correta dos equipamentos de proteção individuais (EPIs).

Desde o primeiro alerta para coronavírus emitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 31 de dezembro, as autoridades mundiais iniciaram as providências para a contenção do vírus. No Brasil, o Ministério da Saúde criou o Centro de Operações de Emergência (COE). De acordo com a gerente da Vigilância em Saúde, Talita Tavares, a SES já realizou a definição de fluxos e protocolos determinados pelo COE. “Este encontro com os profissionais de saúde é uma das iniciativas da vigilância para manter o fluxo de prevenção e isolamento, caso exista algum quadro suspeito do vírus no Estado”, explica a gerente.

O último boletim do Ministério da Saúde informa que caiu para três o número de casos suspeitos de COVID-19. As suspeitas estão concentradas nas regiões Sudeste e Sul, com uma investigação em São Paulo, uma no Paraná e duas no Rio Grande do Sul. Até agora, 45 casos já foram descartados em todo o Brasil, que permanece sem registro da doença. De acordo com o médico infectologista, Fernando Chagas, por se tratar de uma transmissão respiratória e de propagação pelo contato é preciso que os profissionais estejam atentos para saber como agir frente a um caso suspeito, ou de confirmação do Coronavírus.

“É no intuito de orientar os profissionais da rede hospitalar que estaremos fazendo esta capacitação, para compartilhar as informações mais recentes e o mais importante reforçar o fluxo de atendimento e abordagem em caso de síndrome gripal que pode ser o COVID-19”, ressalta o infectologista. Participarão da palestra e dos debates cerca de 200 profissionais, entre médicos, técnicos e enfermeiros da rede pública e do serviço privado.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após rompimento com Cícero Lucena, Milanez promete independência na CMJP

Após rompimento político com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), o vereador Fernando…

30 de abril de 2024

Movimento ‘Esgotei’ organiza manifestação e denuncia lançamento de esgoto no mar da Grande JP

O movimento “Esgotei”, responsável por denunciar o lançamento de esgoto no mar de várias praias…

30 de abril de 2024

Diego Tavares afirma que é natural postulação de Daniella Ribeiro para reeleição ao Senado, mas que debate só será feito após 2024

Diego Tavares, Secretário de Gestão Governamental e Articulação Política da Prefeitura de João Pessoa, afirmou…

30 de abril de 2024

Venda de álcool 70% líquido volta a ser proibido na Paraíba a partir de hoje

A venda livre do álcool 70% líquido foi proibida a partir de hoje, terça-feira (30),…

30 de abril de 2024

Quatro pessoas seguem internadas após queda de teto em casa de show

Após acidente ocorrido no último domingo (28) em uma casa de eventos no bairro do…

30 de abril de 2024

JP terá São João multicultural com polos nos bairros

O São João Multicultural 2024, em João Pessoa, vai ter uma programação especial montada pela…

30 de abril de 2024