A Paraíba o tempo todo  |

Saúde inicia campanha testagem e diálogo sobre prevenção ao HIV/Aids

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quarta-feira (1º), ação em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids e início da campanha do Dezembro Vermelho. O evento ocorreu no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa e o intuito da agenda foi testar a população e dialogar sobre formas de prevenção contra o HIV/Aids.

De acordo com a gerente operacional de condições crônicas e IST da SES, Ivoneide Lucena, foram realizados 666 testes. Desses, 14 deram reagente para sífilis e 2 para HIV. Ela explicou que, após esses resultados, técnicos da SES deram orientação e encaminhamento para que essas pessoas iniciem o tratamento nos serviços de saúde especializado.

Ivoneide Lucena reforçou que a ação desta quarta-feira foi trazer o serviço para a praça pública, oportunizar os testes e mobilizar a população que não vai até o serviço de saúde. “Dia 1º de dezembro é dia de estar em praça pública, oportunizando a oferta de teste rápido para HIV, sífilis, hepatite B e C. E é isso que a gente quer. Se para cada caso positivado para HIV, 10 outros casos não são, estima-se que cerca de 6 mil pessoas precisam ser testadas para saber o diagnóstico, já que, em 2021, 660 pessoas foram diagnosticadas com o vírus”, pontuou.

Durante a ação desta quarta, além da oferta de testes de HIV, sífilis, hepatite B e C, houve a realização de teste covid-19. Também foram ofertadas as vacinas de hepatite B e de tétano e distribuição de materiais educativos e preservativos. Na ocasião, houve uma apresentação teatral da Associação das Prostituas da Paraíba (Apros) sobre medidas de prevenção.

A coordenadora da Apros, Luza Maria, destacou que a desinformação é a maior vulnerabilidade das pessoas. “Esse é o momento de trazer o diálogo pra rua. Estamos aqui hoje, junto à Secretaria da Saúde, mobilizando as pessoas”, afirmou.

Já o representante da ONG Cordel Vida, Beto Alves, lembrou que o país ainda enfrenta a pandemia de covid-19 e por isso as pessoas se sentem receosas em procurar os serviços de saúde. “Sabemos que há uma subnotificação por conta do isolamento social. Realizar uma ação presencial como a de hoje é importante para buscar essas pessoas que têm HIV e não sabem. Estamos nessa luta para que essas pessoas saibam o quanto antes e tratem o quanto antes”, reforçou.

As estratégias de prevenção combinada são: a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), que é o uso de medicamentos diante de uma situação de risco; e a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PREP), que consiste no uso diário de medicamento antirretroviral para evitar a infecção pelo vírus. O uso de preservativos masculino e feminino continuam sendo o principal meio de proteção.

A Campanha do Dezembro Vermelho continua durante todo o mês. No próximo dia 17, haverá a oferta de teste rápido de HIV, sífilis e hepatites virais e distribuição de preservativos na rua da Areia, em João Pessoa, a partir das 14h. 

Da Redação com assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe