Categorias: Saúde

Saúde estuda estratégias para ampliar doação de órgãos na PB

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Saúde promoveu, na manhã desta terça-feira (5), uma reunião com o objetivo de definir estratégias para ampliar a doação de órgãos para transplantes na Paraíba. Participaram do encontro a secretaria estadual de Saúde, Claudia Veras, o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Geraldo Medeiros, a diretora da Central de Transplantes da Paraíba, Gyanna Lis, além de médicos transplantadores da Paraíba e de Pernambuco.

Claudia Veras afirmou que o Estado assume o compromisso de avaliar todas as questões que envolvem o transplante de órgãos e que é de suma importância sensibilizar gestores, profissionais de saúde e a população em geral. “Nossa missão é explicar e fazer com que a população entenda como funciona a doação de órgãos e os transplantes. Ainda existe muito medo, por exemplo, com relação ao tráfico de órgãos e sobre acelerar o processo da morte de um ente querido para que os órgãos sejam doados. A informação de qualidade é um passo essencial para atingirmos o objetivo de ampliar as doações e, consequentemente, reduzir a média de tempo nas listas de espera”, disse a secretária.

Ela sugeriu, ainda, a realização de um seminário para mobilizar médicos e funcionários. “Com as atividades do dia a dia, existe a dificuldade de reunir esses profissionais com frequência. Temos total interesse em viabilizar essa estratégia, pois é evidente que o compartilhamento de informações precisas, troca de experiências e apresentação de ideias, é essencial no processo”, afirmou.

O secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Geraldo Medeiros, pontuou que é necessário estabelecer um trabalho contínuo, estabelecendo metas e mecanismos de avaliação de funcionários que trabalham diretamente com a doação de órgãos. “O gestor precisa assumir um perfil que estimula os funcionários a cumprir metas de captação de possíveis doadores. Esse mesmo gestor tem que transmitir engajamento à equipe, vestir a camisa e mostrar que o incentivo à doação de múltiplos órgãos é de suma importância, mas, principalmente, enfatizando que o objetivo primordial é salvar vidas”, observou.

Já a diretora da Central de Transplantes da Paraíba, Gyanna Lis, reforçou a importância da divulgação massiva de informações. “Devemos intensificar as ações educativas, com criação de banners e vídeos, por exemplo. Palestras para profissionais de saúde também são essenciais. Esse conjunto de estratégias eficientes vai aumentar, com certeza, a oferta de órgãos na Paraíba”, declarou.

O médico transplantador Claudio Lacerda, que atua no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Pernambuco, e coordena a equipe de transplante de fígado no Hospital Nossa Senhora das Neves, na Paraíba, falou sobre o potencial do Estado com relação à captação de órgãos.

“É necessário aproveitar a potencialidade e inserir a Paraíba no cenário nacional da transplantação de órgãos. A doação é um gesto altruísta, ou seja, ninguém é obrigado, nem se pode comprar um órgão, é uma atitude espontânea. Sugiro uma agenda de eventos durante todo o ano e campanhas envolvendo a mídia (que alcança profissionais de saúde e a população). Investimento em saúde nunca é demais, estamos falando de respeito à vida”, disse o médico.

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Desculpa de perdedor”, dispara Wellington Roberto após acusações de Nilvan Ferreira sobre falta de apoio em 2022

O deputado federal Wellington Roberto (PL) respondeu, nesta sexta-feira (12), às declarações feitas pelo comunicador…

12 de dezembro de 2025

Wilson Santiago confirma alinhamento para representante do Republicanos presidir próximos dois biênios da ALPB

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) confirmou, nesta sexta-feira (12), que já existe um entendimento…

12 de dezembro de 2025

Ministro da Educação, Camilo Santana cumpre agenda em JP, CG e Bayeux na próxima semana

Na próxima segunda-feira (15), o ministro da Educação, Camilo Santana desembarca no Agreste paraibano, na…

12 de dezembro de 2025

Natal Iluminado: PMCG celebra Dia do Forró no Parque Evaldo Cruz; confira programação

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura, realiza neste sábado, 13,…

12 de dezembro de 2025

Obras da Orla Sul devem ser concluídas em fevereiro de 2026, avalia Cícero Lucena

O projeto Orla Sul, de duplicação de vias e urbanização em toda extensão do acesso…

12 de dezembro de 2025

Aposentados e pensionistas da PB já receberam de volta mais de R$ 73 milhões por descontos não autorizados do INSS

Mais de R$ 73,56 milhões já foram devolvidos pelo Governo do Brasil a aposentados e…

12 de dezembro de 2025