A Paraíba o tempo todo  |

Saúde do Estado abre Dia D de Vacinação contra sarampo e influenza e convoca população

A Paraíba realiza, neste sábado (30), o Dia D de Vacinação contra influenza e sarampo. A abertura aconteceu na tarde desta sexta-feira (29) em um evento realizado no Busto de Tamandaré, na capital, e contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ainda dentro das atividades para o Dia D, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Samara Furtado, visitou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) como parte de uma ação contínua para melhoramento da rede de imunização do estado e ampliação das coberturas vacinais.

As campanhas de vacinação contra Influenza e Sarampo foram iniciadas em 4 de abril em todo território nacional. Na Paraíba, a expectativa é vacinar 366.813 pessoas contra sarampo e mais de 1 milhão contra influenza, mas até agora apenas 15% do público previsto aderiu à campanha de sarampo e cerca de 17% compareceu para receber a vacina contra influenza. Para sarampo, os grupos prioritários incluem crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde que precisem atualizar a situação vacinal.

A vacina contra influenza contempla, além dos grupos prioritários para sarampo, puérperas, gestantes, povos indígenas, idosos a partir de 60 anos, professores, portadores de doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança, população privada de liberdade e alguns grupos de trabalhadores.

Durante a abertura do Dia D, houve oferta de vacinas para pessoas dos grupos prioritários. Dona Josineide Maciel da Silva, de 56 anos, pertence a um dos grupos contemplados para se imunizar contra Influenza e convida os demais para receber a vacina: “Todo ano eu venho tomar minha dose para ficar protegida. As pessoas precisam cuidar de sua própria saúde, por isso eu digo a todos que venham se vacinar e façam um bem para si mesmos”.

A secretária estadual de Saúde, Renata Nóbrega, destaca que o Estado tem investido na ampliação das coberturas vacinais em todos os municípios. “Abrimos um edital para contratação de 32 enfermeiros para acompanhar mais de perto as salas de vacinação do estado, constituindo um investimento de meio milhão de reais para o próximo semestre, com o objetivo de reverter esse cenário difícil da vacinação”. Ela destaca ainda que a população precisa aderir às campanhas e buscar as salas de vacinação. “Este é um momento muito importante em que convocamos a população para estas duas campanhas. Já foram identificados casos de sarampo no Amapá e em São Paulo e isso acontece devido às baixas coberturas em todo país”, finaliza.

A SES reforça que as vacinas são seguras para todos os públicos e que os municípios continuarão em campanha contra Sarampo e Influenza até o dia 3 de junho. Todas as localidades estão abastecidas com doses para atender os grupos prioritários.

 

Da Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe