Saúde da PB registra aumento de casos de Covid-19 e alerta para atualização do cartão de vacina

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta terça-feira (26), o segundo Boletim Epidemiológico de Vírus Respiratórios, com dados até 23 de março. O documento aponta um aumento de casos no registro de síndromes gripais (SG) referente à Influenza A e Covid-19, quando comparado ao mesmo período de 2023. Para os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 137 casos foram confirmados pelo exame RT-PCR. O órgão reforça a importância de manter as vacinas atualizadas.

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, afirma que o aumento de casos se dá pelo período de sazonalidade dos vírus respiratórios, mas alerta a população sobre os cuidados, em especial a imunização. O gestor lembra que a campanha de vacinação contra Influenza está acontecendo e que os grupos prioritários podem ir a uma das mais de mil salas de vacinação espalhadas por todo o estado. Reforça também a importância da população conferir se está com o reforço da dose de Covid-19 em dia. E lembra que no dia 13 de abril haverá mais um Dia D de vacinação em todo o estado.

“A vacinação é muito importante para prevenir a forma grave das doenças respiratórias. A gente sabe que há uma tendência de crescimento de casos nos meses de abril e maio, período sazonal dos vírus respiratórios, por isso a população precisa estar protegida, principalmente as crianças, os idosos e as gestantes que são o grupo de maior vulnerabilidade para hospitalização. Temos uma rede organizada e preparada para atender os casos de SRAG e um plano de contingência estruturado”, pontua.

Sobre os óbitos, até o dia 23 de março foram confirmados seis para Influenza A, todos com faixa etária acima de 59 anos e que residiam em João Pessoa, Conde, Lucena, Várzea e Alagoa Nova. Outros sete óbitos seguem em investigação.

A SES reforça que é importante lembrar os cuidados para evitar a transmissão desses vírus como manter as mãos limpas, por meio da lavagem ou do uso de álcool em gel 70%, realizar etiqueta respiratória e utilizar máscara se estiver com sintomas gripais. Além disso, é muito importante que a população mantenha seus esquemas vacinais em dia, pois é a melhor medida de proteção, evitando casos graves e ocorrência de óbitos.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Estragos das chuvas já atingiram 85% dos municípios gaúchos

Tragédia climática. O número de mortes em decorrência das chuvas e enchentes no Rio Grande…

9 de maio de 2024

Polícia prende cinco homens na Grande João Pessoa durante operação

A Polícia Militar prendeu cinco homens no início da manhã desta quinta-feira (9) na Grande…

9 de maio de 2024

Governo Federal anuncia investimento de R$ 100 milhões para projeto no Porto do Capim, em João Pessoa

O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (08) um valor de R$ 100 milhões a ser…

9 de maio de 2024

Inácio Falcão volta a lembrar histórico de desistências de Romero: “Não será novidade se ele estiver blefando”

O deputado estadual Inácio Falcão, do PCdoB, garantiu que é pré-candidato à Prefeitura de Campina…

9 de maio de 2024

Jovem é preso após espancar a própria mãe na cidade de Pedro Régis

Mais um crime absurdo ocorreu ontem (08), na Paraíba. Desta vez na cidade de Pedro…

9 de maio de 2024

Polícia apreende doze pássaros em operação contra crime ambiental no bairro no João Paulo I, em JP

Equipes da Polícia Ambiental, deflagraram ontem (08), uma operação que resultou na apreensão de doze…

9 de maio de 2024