Categorias: Saúde

Saiba o real motivo da ainda não ascensão de Marcelo Queiroga ao comando do Ministério da Saúde

No pior momento da pandemia, o Brasil vive um vácuo de liderança na principal pasta que conduz ações de combate à doença. Sem data definida para a posse de Marcelo Queiroga, novo titular da Saúde, o governo está entre um ministro demitido e outro que ainda não assumiu. O atraso impacta o prosseguimento de novas negociações e elaboração de estratégias, bem como as investigações sobre a atuação do Ministério da Saúde no enfrentamento da covid-19, mas aqual seria o real motivo da ainda não posse de Queiroga ao comando da pasta, em contato com amigos proximos do futuro ministro foi revelado que o impasse é devido a sociedade de uma empresa de Queiroga.

A posse de Queiroga estava prevista para quinta-feira (25/3), dez dias após o presidente Jair Bolsonaro anunciar o cardiologista como sucessor do general Eduardo Pazuello. No entanto, o Planalto não define a data, que já foi atualizada duas vezes.

Antes, Queiroga, que é sócio-administrativo de uma clínica, precisa abdicar da liderança no empreendimento para assumir o cargo público, principal razão burocrática que atrasa a oficialização.

Apesar de preparar o terreno para deixar o cargo — concluiu a negociação de compra de vacinas com a Pfizer e Moderna antes de ter a demissão definida — , Pazuello aguarda o sinal verde para passar o bastão. Novas tratativas estão suspensas até o novo ministro assumir a função.

Sem a oficialização, secretários, governadores e prefeitos aguardam para deliberar sobre as estratégias de enfrentamento, como novos acordos de aquisição de vacinas e medidas que vão além das urgências para que não faltem medicamentos e oxigênio nas UTI’s brasileiras.

O atraso também confunde os encaminhamentos para as apurações conduzidas pelo Ministério Público Federal (MPF) mirando a pasta e a atuação na condução da crise. Sem um gestor oficial, os novos pedidos de informação para avançar nas investigações deverão ficar para depois da indefinida posse.

Redação

Últimas notícias

Ponte do Futuro – Arco Metropolitano

O gestor público que trabalha com seriedade e presta serviços essenciais ao seu povo não…

10 de fevereiro de 2026

Nabor Wanderley reforça fala de Daniella Ribeiro e diz que escolha de vice deve ficar mais para frente

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley (Republicanos), sinalizou que está em…

10 de fevereiro de 2026

João Azevêdo dá prioridade à gestão e reduz presença em agendas no interior da Paraíba; aliado vê tática como estratégia

Aliados do governador João Azevêdo (PSB) têm sentido a ausência do chefe do Executivo estadual…

10 de fevereiro de 2026

Inácio confirma vice de Lucas no radar da Federação e projeta bloco elegendo até 3 federais e 5 estaduais em 2026 na PB

O pré-candidato a deputado estadual Inácio Falcão, em entrevista a imprensa nesta terça-feira (10), projetou…

10 de fevereiro de 2026

Vereador cumpre promessa e protocola pedido de CPI para investigar Cagepa na CMJP

O vereador de João Pessoa, Ícaro Chaves (Podemos), protocolou um pedido de abertura de uma…

10 de fevereiro de 2026

“Não há pressa”, defende Daniella Ribeiro sobre definição para escolha do vice na chapa governista

A senadora Daniella Ribeiro (PP), mãe do vice-governador e pré-candidato do Governo do Estado, Lucas…

10 de fevereiro de 2026