Categorias: Saúde

Saiba mais sobre a doença que matou o neto de Lula, aos 7 anos

PUBLICIDADE

Neto do ex-presidente Lula, Arthur Araújo Lula da Silva, sete anos, morreu vítima de meningite meningocócica na manhã desta sexta-feira (1º). A progressão da doença foi feroz: o garoto deu entrada no Hospital Bartira, em Santo André, no Interior de São Paulo, às 7h11min e faleceu cinco horas depois. Médicos infectologistas afirmam que a avassaladora progressão é comum na versão bacteriana da doença que, infelizmente, tem altas taxas de mortalidade e de sequela. 

A meningite é a inflamação da meninge, membrana que reveste o cérebro e a medula espinhal. Essa "capa protetora", além de impedir a entrada de agentes intrusos em órgãos importantes do corpo, também filtra os nutrientes que chegam à região.

Quando uma bactéria ou vírus vence as células de defesa do organismo e se deposita nas meninges, essas membranas inflamam (daí o nome "meningite", uma vez que "ite" é o radical para "inflamação"). 

— A meningite sempre é infecção considerada grave. Mas, das meningites, as bacterianas são muito graves, com chance maior de deixar sequelas e levar a óbito. As meningites virais são bem mais comuns e são infecções com menor gravidade e com bem menos sequelas e óbitos — explica Paulo Ernesto Gewehr Filho, infectologista do Hospital Moinhos de Vento. 

Os dois maiores responsáveis pela meningite bacteriana são as bactérias meningococo e pneumococo — esta, se chegar ao pulmão, causa pneumonia, mas é menos grave do que a bactéria que atacou o neto de Lula. Há também casos causados pela bactéria haemophilus.

A meningite meningocócica começa na garganta (uma vez que a bactéria entra pelas vias aéreas). Os primeiros sintomas são dor de garganta, seguido de dor de cabeça, vômitos e pintas em todo corpo – as manchas, quando apertadas com o dedo, não saem da pele. Em crianças, alguns sintomas comuns são irritação e sonolência. 

O quadro mais grave da doença é quando a bactéria cai no sangue e causa infecção generalizada em outros órgãos do corpo — o cenário é chamado de meningococcemia. Aqui, o quadro é extremamente rápido. 

— A meningite meningocócica é rapidamente progressiva e letal muitas vezes. Se não é letal, leva à perda de membros, de extremidades, de dedos, nariz e orelha. Quando ocorre meningococcemia, é uma situação de emergência médica e a criança ou adulto deve ser levado para o hospital rapidamente, porque qualquer meia hora faz diferença. Não é uma bactéria resistente a antibióticos, mas é muito agressiva, diz Teresa Sukiennik, chefe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa.

Esclareça suas dúvidas sobre a doença

Quem causa a meningite?

Quando a origem é bacteriana, as principais causadoras são as bactérias meningococo e pneumococo. Quando a meningite é viral, há uma gama de vírus causadores – incluindo os responsáveis por gripe, sarampo e herpes. Há também casos de meningite causada por medicamentos. 

Quais os sintomas?

Dor de cabeça, vômitos, rigidez na nuca e no pescoço (o paciente não consegue baixar a cabeça), cansaço e febre alta. A doença tem alta taxa de sequelas – entre elas, surdez, perda dos movimentos, confusão mental, paralisia e problemas de raciocínio. 

Como é a transmissão?

Por saliva, seja por tosse, espirro ou contato em ambientes fechados e aglomerados. 

Como é o tratamento? 

Quando a meningite é causada por bactéria, o tratamento é com antibiótico. Quando é causada por vírus, médicos usam, em alguns casos, antiviral, ou, em outros, aguardam a passagem de sintomas, como no caso da gripe. 

Há sequelas?

Como a inflamação ocorre no sistema nervoso central, as sequelas dependem de qual área do cérebro foram afetadas pela bactéria ou pelo vírus. Entre os riscos, estão epilepsia, paralisia cerebral e problemas permanentes de fala, compreensão e raciocínio.

Quem são as principais vítimas?

Crianças, por conta dos hábitos de colocar tudo na boca. Adultos, porém, também podem ser vítimas, uma vez que a transmissão ocorre em locais fechados e por saliva. 

Existe vacina?

Sim. Há vacinas na rede pública e privada contra a meningite bacteriana causada por pneumococo e meningococo. A meningite viral pode ser causada por centenas de vírus, mas há vacinas que imunizam contra alguns causadores — caso do sarampo, por exemplo. 

As informações são do portal Gauchazn

 

Redação

Foto: Ricardo Stuckert 

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dinho descarta tese de dois Ribeiros na majoritária e endossa nome de João para 2026: “É o meu senador”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowley, em entrevista nesta sexta-feira…

26 de abril de 2024

Sem Romero no páreo, nenhum nome da oposição, até agora, figura com potencial para vencer Bruno em CG, aponta enquete

Se não Romero, quem? Ninguém. Pelo menos é assim que pensam os internautas quando questionados…

26 de abril de 2024

Presidente do Podemos de CG diz que não existe movimentação na legenda para lançar Romero candidato a prefeito

O presidente do Podemos em Campina Grande, Alcindor Vilarim, declarou desconhecer quaisquer movimentos do deputado…

26 de abril de 2024

Fim da novela ou não? Presidente municipal do PT de João Pessoa expressa apelo por estabilidade política em prol da chapa proporcional

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de João Pessoa, Marcos Túlio, lançou um…

26 de abril de 2024

“Fruto de muito investimento”, diz governador sobre posição da PB em ranking das melhores estradas do país

O governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou o excelente desempenho das estradas do estado, que…

26 de abril de 2024

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

O Sabadinho Bom deste final de semana vai ser comandado pelo grupo Os Mulatos que…

26 de abril de 2024