REFORÇO NO ESTOQUE: Instituto Cândida Vargas convida mulheres para doarem leite materno

PUBLICIDADE

O Banco de Leite Humano Drª Zilda Arns, do Instituto Cândida Vargas (ICV), que integra a rede pública de saúde de João Pessoa, garantiu este ano 334 litros de leite para 319 recém-nascidos internos na maternidade. A informação é da nutricionista e coordenadora do programa, Malu Tavares, que convoca as mães com leite em excesso para ajudar a aumentar o estoque que sofre uma baixa nos três primeiros meses do ano.

“A cada início de ano temos uma oscilação considerável nos estoques para atender os internos do Instituto Cândida Vargas, ao mesmo tempo que recebemos uma demanda maior de bebês prematuros e que precisam do reforço alimentar materno”, ressaltou a coordenadora do Banco de Leite.

Segundo ela, em 2021, o Banco de Leite Humano Drª Zilda Arns garantiu leite para 1.856 recém-nascidos internos na maternidade. “Esta garantia só foi possível devido à participação de 1.117 mães doadoras, internas e externas, o que resultou em aproximadamente 1.780 litros de leite anual”, comentou.

A coordenadora do Banco de Leite disse que todas as mães que estiverem amamentando podem ser doadoras e que os únicos requisitos para isso são: apresentar boas condições de saúde; não tomar nenhum medicamento que possa interferir na amamentação como antidepressivos, ansiolíticos, fitoterápicos e hormônios; não fazer uso de álcool ou tabaco.

Malu Tavares chamou a atenção das mães doadoras ativas para, em caso de doação, levarem em consideração algumas recomendações a fim de assegurar a qualidade do leite doado como: utilizar um recipiente de vidro com tampa plástica e rosqueável estéril ou um recipiente de plástico livre de BPA; lavar as mãos com água e sabão, inclusive, fazer a limpeza dos mamilos, apenas com água; usar touca e máscara em cada ordenha; evitar falar durante a ordenha; identificar o frasco com a data da primeira ordenha e o seu nome.

Ela explicou que cada ordenha (forma de coleta do leite) não pode ultrapassar 20 minutos. “Após o processo de coleta o leite deve seguir imediatamente para o congelador, onde pode permanecer por um período de até 10 dias”, observou Malu Tavares.

Serviço – O Banco de Leite Drª Zilda Arns funciona nas dependências do Instituto Cândida Vargas, localizado no bairro de Jaguaribe, e disponibiliza um posto de coleta para atender as mães internas, fornecendo orientações a respeito do aleitamento e dos cuidados necessários para que a amamentação seja um ato prazeroso, tanto para ela como para o bebê.

As interessadas em fazer a doação para o banco de leite devem ligar no 3214-1390 ou contato via WhatsApp 98795-8192 e fazer o cadastro e/ou agendamento.

Endereço: Av. Coremas, 869 – Jaguaribe, João Pessoa – PB, 58015-087

 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Nas redes sociais, Tovar nega desligamento do grupo Cunha Lima, mas reitera que se racha com Bruno ocorrer, ficará com Romero

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) utilizou suas redes sociais para esclarecer recentes rumores…

16 de maio de 2024

DATA E LOCAL MARCADOS: Pré-candidatura de Inácio Falcão a prefeito de Campina Grande será lançada nesta segunda-feira

O lançamento da pré-candidatura a prefeito de Campina Grande do deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB)…

16 de maio de 2024

Presidente do PSDB/PB reconhece que Romero ainda é o principal cabo eleitoral de CG

Na tarde desta quarta-feira (15), o deputado estadual Fábio Ramalho reconheceu em uma entrevista ao…

16 de maio de 2024

João Azevêdo entrega Ponte do Abacaxi em Itapororoca e leva melhoria ao tráfego na região

O governador também inspecionou obras de implantação de rodovia e de construção do Cidade Madura…

16 de maio de 2024

Chico Mendes abre portas para Romero e diz que grupo de João está consolidado em unir oposições em CG

Na busca pela unidade da oposição em Campina Grande, o deputado estadual Chico Mendes (PSB),…

16 de maio de 2024

Clubes gaúchos pedem paralisação total da Série C até o fim de maio

Em meio a volta da elevação do nível do rio Guaíba e previsão de piora…

16 de maio de 2024