A Paraíba o tempo todo  |

Reeducandos e policiais penais terão sessões de fisioterapia para reabilitação pulmonar

Os policiais penais e reeducandos, incluindo os recuperados da Covid-19 estão recebendo instruções de reabilitação pulmonar. A convite do secretário Sérgio Fonseca o fisioterapeuta e policial penal Ewerton Carvalho iniciou as atividades esta semana na Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, em João Pessoa.
O secretário Sérgio Fonseca destaca que mais um policial penal graduado oferece seus conhecimentos acadêmicos para contribuir com as inúmeras ações preventivas e de combate ao coronavírus estabelecidas em nosso Plano de Contingência à Covid-19. “Agradecemos ao fisioterapeuta Ewerton Carvalho por seu ato voluntário. Da mesma forma a Seap agradece ao químico industrial e policial penal Marlos de Miranda que está à frente da produção de saneantes para higienizarmos as unidades prisionais”, pontuou.
De acordo com Ewerton Carvalho a fisioterapia é de fundamental importância na prevenção e na reabilitação de pacientes da Covid-19, doença que pode atingir vários órgãos do corpo, porém, o pulmão é o órgão mais afetado. Dados radiológicos e tomográficos mostram que inflamações e fibrose pulmonar diminuem a ventilação do alveolar dos pulmões. Os apenados e policiais penais terão sessões de reexpansão e fortalecimento do pulmão. Os exercícios serão no sentido de prevenção, caso você seja acometido pelo coronvírus seu pulmão já estará fortalecido e os sintomas serão mais brandos. “Portanto, para quem não teve a doença a medida é preventiva e para quem já teve a Covid-19 a fisioterapia trabalhará a reexpansão pulmonar.  Os benefícios também são extensivos a familiares e demais servidores da Seap”, explicou Ewerton Carvalho.
De acordo com o campo da fisioterapia a ventilação pulmonar consiste em uma renovação contínua do ar presente no interior dos alvéolos. Para que isso ocorra, é necessário que, durante o tempo todo, haja movimentos que proporcionem insuflação e desinsuflação de todos ou quase todos os alvéolos. A reexpansão pulmonar é uma técnica fisioterapêutica que pode ser utilizada de forma mecânica ou através de exercícios, e que atua em áreas pulmonares que não estão expandindo adequadamente. Sua  finalidade é  aumentar ou manter o volume pulmonar. As atividades também ocorrerão na sede da Seap para os funcionários administrativos e gerentes setoriais.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe