Os policiais penais e reeducandos, incluindo os recuperados da Covid-19 estão recebendo instruções de reabilitação pulmonar. A convite do secretário Sérgio Fonseca o fisioterapeuta e policial penal Ewerton Carvalho iniciou as atividades esta semana na Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, em João Pessoa.
O secretário Sérgio Fonseca destaca que mais um policial penal graduado oferece seus conhecimentos acadêmicos para contribuir com as inúmeras ações preventivas e de combate ao coronavírus estabelecidas em nosso Plano de Contingência à Covid-19. “Agradecemos ao fisioterapeuta Ewerton Carvalho por seu ato voluntário. Da mesma forma a Seap agradece ao químico industrial e policial penal Marlos de Miranda que está à frente da produção de saneantes para higienizarmos as unidades prisionais”, pontuou.
De acordo com Ewerton Carvalho a fisioterapia é de fundamental importância na prevenção e na reabilitação de pacientes da Covid-19, doença que pode atingir vários órgãos do corpo, porém, o pulmão é o órgão mais afetado. Dados radiológicos e tomográficos mostram que inflamações e fibrose pulmonar diminuem a ventilação do alveolar dos pulmões. Os apenados e policiais penais terão sessões de reexpansão e fortalecimento do pulmão. Os exercícios serão no sentido de prevenção, caso você seja acometido pelo coronvírus seu pulmão já estará fortalecido e os sintomas serão mais brandos. “Portanto, para quem não teve a doença a medida é preventiva e para quem já teve a Covid-19 a fisioterapia trabalhará a reexpansão pulmonar.  Os benefícios também são extensivos a familiares e demais servidores da Seap”, explicou Ewerton Carvalho.
De acordo com o campo da fisioterapia a ventilação pulmonar consiste em uma renovação contínua do ar presente no interior dos alvéolos. Para que isso ocorra, é necessário que, durante o tempo todo, haja movimentos que proporcionem insuflação e desinsuflação de todos ou quase todos os alvéolos. A reexpansão pulmonar é uma técnica fisioterapêutica que pode ser utilizada de forma mecânica ou através de exercícios, e que atua em áreas pulmonares que não estão expandindo adequadamente. Sua  finalidade é  aumentar ou manter o volume pulmonar. As atividades também ocorrerão na sede da Seap para os funcionários administrativos e gerentes setoriais.

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Trauma de JP registra redução de 40% nos atendimentos de queimaduras

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, que é referência para casos envolvendo queimaduras, registrou uma redução geral de 40% de atendimentos, no mês…

Lei proíbe planos de saúde da PB a recusarem serviços a pessoas com suspeita de Covid-19

Uma Lei proíbe planos de saúde da Paraíba a recusarem serviços a pessoas com suspeita de Covid-19. A proibição foi estabelecida em lei promulgada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)…