Categorias: Saúde

RC e ministro da Saúde participam da abertura de congresso de HIV/Aids

PUBLICIDADE

 O governador Ricardo Coutinho e o ministro da Saúde, Marcelo Castro, participaram, nessa terça-feira (17), da solenidade de abertura do 10º Congresso de HIV/Aids e do 3º Congresso de Hepatites Virais. A solenidade aconteceu no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa. Na ocasião, Ricardo e o ministro destacaram os serviços disponibilizados pela rede pública de saúde e a importância dos congressos internacionais realizados na Paraíba para avanços no tratamento e na promoção da qualidade de vida dos pacientes.

“O SUS e a democracia são conquistas do povo brasileiro e é em nome dele que este evento deve se apropriar para perceber que é fundamental olhar adiante e construir novos horizontes”, ressaltou o governador.

O ministro Marcelo Castro lembrou que o Brasil tem até 2020 para atingir a meta 90-90-90, proposta que foi assumida por diversos países para acelerar ações que busquem o fim da epidemia de Aids. “Que estes congressos possam trazer contribuições significativas para o cumprimento desta meta e também para a luta contra as hepatites virais”, enfatizou Castro.

O ministro ainda destacou que a luta contra os agravos vai ser reforçada. “Estamos no caminho certo e precisamos de mais aprofundamento, que deve sair de eventos como este”, salientou. Ele também agradeceu a parceria com o Governo do Estado para a realização dos congressos e elogiou o Centro de Convenções.

A secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, reforçou que os eventos devem promover a reflexão dos participantes sobre os objetivos da saúde pública. “Desejo que cada um dos congressistas faça do evento uma travessia das desigualdades rumo à equidade do direito à saúde pública de qualidade”, comentou a secretária.

 

Durante a abertura, o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de HIV/Aids e Hepatites Virais, homenageou, com placas comemorativas, pessoas que contribuem para o combate às doenças. A médica e vice-reitora da Unifesp (São Paulo), Valéria Petri, foi uma das homenageadas. Ela atendeu o primeiro paciente com Aids no Brasil, em 1982, e a partir daí tornou-se, além de referência no assunto, profissional engajada no combate à doença. “Fiquei muito feliz com a homenagem, mas a minha felicidade é maior ainda por perceber que a minha luta não foi em vão, pois um evento deste me dá a sensação de dever cumprido. No entanto, deixo claro que sempre estarei por perto, caso necessitem”, assegurou.

Logo após a abertura solene, o médico canadense Julio Montaner proferiu palestra. Ele mostrou que o fim dos níveis epidêmicos do HIV é possível até o ano de 2030, através da prevenção combinada e do aumento do número de pessoas iniciando, cada vez mais cedo, a terapia antirretroviral.

Ainda durante a solenidade, os estudantes atendidos pelo Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima) emocionaram o público com a apresentação de um concerto. Os eventos reúnem cerca de 3 mil participantes e seguem até esta sexta-feira (20). A programação está disponível no portal do Governo do Estado (www.paraiba.pb.gov.br).

 

Secom-PB

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

RS: Guaíba volta a 5 metros e nova cheia deve aumentar área de alagamento

Cheia histórica. O Rio Grande do Sul sob novo estado de alerta. O nível do…

14 de maio de 2024

Superintendente do DNIT afirma que não há paralisação em obras de triplicação da BR-230, em Cabedelo

Em entrevista na noite de ontem (13), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…

14 de maio de 2024

Polícia investiga morte de estudante de medicina da PB no MS

Uma morte misteriosa. A polícia investiga a morte de uma estudante de medicina, identificada como…

14 de maio de 2024

Liderados pela FIEP empresários da Paraíba traçam estratégias para ajudar vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

Em meio a catástrofe climática do Rio Grande do Sul, que tem causado mortes e…

14 de maio de 2024

Polícia Civil apreende arma, drogas e munições e uma mulher em João Pessoa

Uma mulher foi presa pela Polícia Civil da Paraíba, nessa segunda-feira, 13 de maio, durante…

14 de maio de 2024

Paraíba já registrou mais de 45 notificações de casos de meningite em 2024

A Paraíba registrou um total de 48 casos de meningite em 2024 na Paraíba, de…

14 de maio de 2024