Categorias: Saúde

Quedas lideram atendimentos nos dois maiores Hospitais de Trauma da PB no fim de semana

PUBLICIDADE

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, atendeu 403 pessoas durante o fim de semana. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora do sábado (7) até as primeiras horas desta segunda-feira (9). Os casos envolvendo quedas lideraram as entradas nos plantões, durante o período.

De acordo com dados do hospital, do total de atendimentos 79 foram para vítimas de queda, superando os acidentes de moto (57). Outros casos de emergência registrados na unidade de saúde foram acidente de automóvel (três), agressão física (nove), vítimas de projéteis de arma de fogo (sete), atropelamentos (três) e acidentes com bicicleta (cinco). No fim de semana, não houve registro de vítimas de arma branca. Os demais atendimentos médicos foram na clínica médica e na pediatria.

Segundo o relatório, o município de Campina Grande registrou 20 acidentes de motos neste fim de semana, seguido por Santo André (quatro), Esperança (três), Lagoa Seca (três) e Damião (dois).

A unidade de saúde disponibiliza 298 leitos, 301 médicos, sendo 64 em regime de plantão presencial 24 horas. O hospital dispõe de seis salas no bloco cirúrgico e é referência em trauma para 203 dos 223 municípios da Paraíba.

EM JOÃO PESSOA

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou durante o fim de semana 292 atendimentos, sendo que 120 foram considerados casos graves ou gravíssimos. Nesse período, a unidade de saúde registrou 37 procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da 0h do sábado (7) até às 23h59 desse domingo (8).

Durante o fim de semana, as ocorrências envolvendo quedas lideraram as entradas da emergência, com 71 casos, seguido por 60 acidentes de moto. Outros casos registrados na unidade de saúde foram corpo estranho (27), trauma (14), acidente de automóvel (cinco), atropelamento (três), acidente de bicicleta (dois), agressão física (oito), arma branca (seis), arma de fogo (dois), e queimadura (seis). Os casos clínicos em destaque foram Acidente Vascular Cerebral (20) e Acidente Vascular (cinco).

O bairro do Valentina lidera os atendimentos com 14 entradas, seguido por Mangabeira (13), Pedro Gondim (oito), Mandacaru (oito) e Bessa (seis). Já em relação aos municípios, Cabedelo lidera com 18, Santa Rita (14), Bayeux (nove), Sapé (seis) e Pedras de Fogo (cinco) vêm na sequência.

Perfil – O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena atende casos de urgência e emergência, contudo, muitos procuram a instituição para atendimentos clínicos, não levando em consideração o tipo de assistência prestada pela unidade de saúde, voltado para situações de média e alta complexidade, a exemplo de vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência, queimadura, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hemorragias digestivas.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Humberto Costa projeta para próxima 2ª decisão sobre futuro do PT em João Pessoa

O senador Humberto Costa (PT-PE), coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral do Partido dos Trabalhadores…

7 de maio de 2024

Couto anuncia nova reunião do GTE do PT para tentar definir rumos da sigla em João Pessoa

Mais um capítulo na novela que tem se transformado a decisão do PT da Paraíba…

7 de maio de 2024

Para manter uniadde, Efraim Filho sugere que Romero indique vice na chapa de Bruno

O senador da República, Efraim Filho (União Brasil), destacou, durante uma entrevista ao programa Frente…

7 de maio de 2024

PL para zoneamento urbano em João Pessoa: prefeito Cícero veta emenda polêmica

Na semana passada, os vereadores de João Pessoa aprovaram um projeto do Executivo que visa…

7 de maio de 2024

Conselheira tutelar de Patos é destituída do cargo pela Justiça por várias irregularidades

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) manteve a destituição de…

7 de maio de 2024

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses de março para abril

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa registrou redução no…

7 de maio de 2024