Categorias: Saúde

Presidente do CRM-PB e infectologista alertam para o risco da automedicação para os casos de covid-19

PUBLICIDADE

Por meios das redes sociais do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), o presidente do conselho, Roberto Magliano, e a infectologista Ana Isabel Fernandes indicaram em live que sintomas parecidos entre a Covid-19 e os causados pelo Aedes aegypti e o risco da automedicação que podem tornar os quadros mais graves.

“Alguns sintomas como a cefaleia são comuns para todas as doenças. Por isso é necessário que os pacientes busquem o diagnóstico correto porque o uso errado de uma medicação pode ser grave para o paciente”, afirmou a infectologista, Ana Isabel Fernandes.

Durante a live, o médico Roberto Magliano citou o caso de uma paciente que fez a automedicação para covid-19, teve complicações decorridas do uso da Azitromicina e acabou perdendo 85% da visão. A jovem, segundo o médico, foi diagnosticada com uma arbovirose.

Análise – O CRM-PB vem acompanhando de perto o uso dos respiradores e leitos de UTIs e Enfermarias instalados e ocupados nos principais serviços de saúde da Paraíba, referência para atendimento a pacientes com Covid-19.

Ao longo dos últimos meses, foram coletadas informações de 19 serviços de saúde públicos e privados, através de um questionário elaborado pelo Conselho. O formulário reúne dados sobre número de leitos, ocupação em UTI e enfermarias, número de altas e óbitos, além da disponibilidade e uso de respiradores e profissionais afastados.

Coordenado pela segunda tesoureira e conselheira, Luciana Cavalcante Trindade, os dados do monitoramento foram coletados, semanalmente, desde o dia 19 de maio, e são exclusivamente relacionados aos casos suspeitos e confirmado de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Covid-19.

O levantamento reúne informações de serviços de saúde de João Pessoa (Hospital Clementino Fraga, Hospital Nossa Senhora das Neves, Hospital Universitário Lauro Wanderley, Hospital Santa Isabel, Hospital São Luiz e Unimed); de Campina Grande (Clínica Santa Clara, Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes e Hospital Pedro I), Cabedelo (Hospital e Maternidade municipal padre Alfredo Barbosa); Santa Rita (Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho, Hospital Metropolitano e UPA 24h); Bayeux (UPA); Guarabira (UPA e Hospital Regional), Patos (Hospital Regional), Piancó (Hospital Regional) e Cajazeiras (Hospital Regional).

Confira abaixo os dados de respiradores e leitos de UTIs e Enfermarias instalados e ocupados referentes ao período de 19 de maio a 30 de junho das 19 unidades de saúde que responderam aos questionários: http://www.crmpb.org.br/images/stories/Download/monitoramento%20covid-19%20crmpb%2013%20de%20julho.pdf

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024