Categorias: Saúde

Prédios e condomínios devem oferecer direitos a deficientes

PUBLICIDADE

Toda pessoa com deficiência tem direito a inclusão e mobilidade. Adaptar-se à essas necessidades não é um “favor”, mas uma obrigação moral e, na maioria dos casos, legal. De acordo com a Lei nº13.146/2015 toda pessoa com deficiência tem direito à moradia com acessibilidade e a norma NBR 9050 prevê que todos os locais, sejam públicos ou privados, devem ser construídos com inclusão para todos.

 

A realidade são condomínios que não têm rampas de acessibilidade, bancos e supermercados que precisam adaptar-se para atender deficientes visuais. Como a lei do estatuto da pessoa com deficiência foi criada em 2015, muitos residenciais construídos antes deste período não são acessíveis por não terem sido construídos com um planejamento de inclusão.

 

O arquiteto presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e especialista em Gerenciamento de Obras e Tecnologia da Construção, Ricardo Vidal, explica que independe do caso, sempre existem soluções para garantir a inclusão. “A grande variável neste caso, gira em torno do custo da adaptação, que dependendo da edificação e das condições que apresenta, pode sair relativamente mais onerosa para o proprietário. O profissional Arquiteto e Urbanista está habilitado para encontrar a solução que melhor se enquadre a cada caso, escolhendo a melhor alternativa, de forma que se respeite a lei e também o poder de investimento do proprietário”, comentou.

 

Ricardo Vidal explica que a lei do estatuto da pessoa com deficiência, apesar de ter sido promulgada no ano de 2015, a exigência de que os projetos arquitetônicos fossem inclusivos e acessíveis já ocorria através da NBR 9050. “Edifícios mais antigos, de diferentes tipologias, construídos até meados dos anos 1990, em grande parte não contemplam a acessibilidade universal, seja total ou parcialmente. Evidentemente, essas construções devem se adaptar ao Estatuto e demais normas e leis de acessibilidade, e para isso, devem procurar um Arquiteto e Urbanista, que é o profissional habilitado para fazer esse tipo de adaptação, respeitando rigorosamente a legislação, como também cada situação de forma singular, a fim de se obter o melhor resultado estético e funcional”, disse.

 

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba inicia semana com alerta de chuvas e ventos fortes para 156 municípios de todas as regiões

Neste domingo (28), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024

Sousa e Iguatu empatam sem gols na estreia da Série D do Brasileiro

Na tarde deste domingo (28), no Estádio Marizão, no Sertão paraibano, Sousa e Iguatu se…

28 de abril de 2024

57 postos de JP são notificados e terão que explicar aumento no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024

Jovem é morto a tiros no meio da rua, no Sertão paraibano

No início da tarde deste domingo (28), um jovem foi assassinado a tiros no bairro…

28 de abril de 2024