A Paraíba o tempo todo  |

Prefeitura de João Pessoa oferta dois tipos de testes para detecção da Covid-19

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza dois tipos de testes para detecção da Covid-19. O RT PCR/SWAB, através da coleta nasal, e o Teste Rápido Sorológico, por meio de uma amostra de sangue. Ambos os testes são ofertados em 30 Unidades de Saúde da Família (USF´s) e no Centro de Testagem, atualmente instalado na Escola Municipal Professor Luiz Mendes, no bairro do Cristo.

Dependendo do caso, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também realizam nos pacientes internos. Esta semana, o Centro de Testagem no Cristo está suspenso por conta do feriado antecipado em decorrência da pandemia. Mas só na última semana, ele realizou 1.226 atendimentos. Desse total, foram feitos 709 testes SWAB e 402 testes rápidos, com 96 resultados positivos.

Para realizar o teste é necessário estar com algum sintoma gripal e respeitar a janela imunológica definida para cada tipo, que é entre o 3° e 7° dia para o SWAB e após o 10° dia para o teste rápido. Para ter acesso aos testes, é necessário passar por uma triagem, que poderá ser feita por médico ou enfermeiro, que avaliará os sintomas, além da necessidade de testes e qual o mais indicado para cada caso.

A diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa, Rayanna Coelho, explica que se a pessoa chegar ao serviço no 3° ou 4° dia de sintoma ela já faz ou é encaminhada para fazer o teste tipo SWAB. Se fizer mais de 10 dias, ela fará o teste rápido. “Não adianta fazer o teste fora da janela imunológica, ou seja, o SWAB depois do período indicado (7° dia) ou o teste rápido antes porque podemos ter um resultado falso negativo”, alerta Rayanna Coelho.

O resultado do teste varia de acordo com o tipo. No teste rápido, a pessoa recebe o resultado em 15 minutos, já no RT PCR a amostra coletada precisa ser analisada em laboratório, sendo enviada ao Lacen Estadual, e o resultado é disponibilizado em cerca de quatro a cinco dias após a coleta.

Dependendo do teste é possível saber se está com a doença no momento e até se possui anticorpos para o vírus. “Para saber se está com a doença, o melhor teste é o SWAB, é que chamamos de padrão ouro. No teste rápido também é possível ter essa informação, caso ele acuse o IGM positivo indica que o vírus está ativo no organismo, mas o diferencial desse teste é o indicador de IGG, que mostra que você já teve a doença e, no momento, está apresentando anticorpos”, explica Rayanna.

Confira a lista das Unidades de Saúde da Família que realizam testes para detecção da Covid-19:

DISTRITO SANITÁRIO I:

USF Saúde para Todos

USF Integrada Cruz das Armas I

USF Saúde e Vida

USF Integrada Bairro das Indústrias

USF Nova Conquista

USF Jardim Saúde

DISTRITO SANITÁRIO II:

USF Integrando Vidas

USF Mudança de Vida

USF Vila Saúde

USF Qualidade de Vida

USF Espaço Saúde

USF Grotão

DISTRITO SANITÁRIO III:

USF José Américo Integrada

USF Verdes Mares

USF Nova Esperança

USF Quatro Estações

USF Ipiranga

USF Caminho do Sol

DISTRITO SANITÁRIO IV:

USF Alto do Céu Integrada

USF Ilha do Bispo

USF Viver Bem

USF Matinha I

USF Róger Integrada

USF Varadouro

DISTRITO SANITÁRIO V:

USF São José

USF Bessa

USF Altiplano I e II

USF Torre Integrada

USF Eucaliptos

USF Timbó I

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe