A Paraíba o tempo todo  |

PMCG vai ajudar agricultores na captação de água do subsolo na zona rural do Município

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Engenheiros da Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Campina Grande (Seagri) estão fazendo um levantamento técnico para reflorestar, com vegetação nativa, o entorno de “olhos d´água” existentes nos assentamentos Pequeno Richard e Quebra Quilos, localizados nos Distritos de Catolé de Boa Vista e São José da Mata, respectivamente. Nesses povoados é comum a presença de agricultores familiares.

A decisão por combater o processo de degradação dessas duas nascentes, para que possam produzir água de boa qualidade ao consumo humano e animal daquelas duas comunidades, partiu do secretário municipal de Agricultura, Renato Gadelha, após visitas técnicas feitas para verificar, pessoalmente, a situação dessas fontes naturais de água.

De acordo com análises preliminares sobre a situação dessas áreas, a equipe técnica de campo da Seagri deverá iniciar uma estratégia para “oxigenar” essas nascentes, pelo controle da erosão do solo por meio de estrutura física. Para isso, serão criadas barreiras vegetais de contenção e as famílias serão orientadas sobre os cuidados que devem ter para evitar as contaminações, tanto química quanto biológica, da água que jorra do subsolo. A equipe técnica da Seagri é formada pelos engenheiros agrônomos Joselito Moraes e Spachson de Souza, sob a supervisão do secretário Renato Gadelha,

Durante a visita ao assentamento Quebra Quilos, o secretário Renato Gadelha e a equipe da Seagri ouviram de antigos moradores relatos segundo os quais as nascentes, anos atrás, eram a única fonte de água daquela localidade. Naquele período, os moradores faziam filas para ter acesso a esse recurso natural.

Já no assentamento Pequeno Richard, as informações davam conta de que desde à época em que aquela área ainda era uma fazenda, o “olho d´água” já atendia às necessidades humanas e de animais, além de servir para irrigar plantações de tomate que existiam no local.

Considerando a importância da água para todos os setores da atividade humana, o trabalho de revitalização, a ser realizado nos assentamentos Pequeno Richard e Quebra Quilos pela administração do prefeito Bruno Cunha Lima, por meio da Seagri, além de melhorar a realidade ambiental da zona rural de Campina Grande, também ajudará na segurança hídrica e na elevação dos índices produtivos, econômicos e sociais das comunidades agrícolas do município.

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe