Categorias: Saúde

PMCG promete rigor para garantir combate ao coronavírus no comércio

O comércio de Campina Grande vai reabrir gradativamente a partir da próxima segunda-feira (20) por conta das medidas de contenção para reduzir o impacto do novo coronavírus. Algumas lojas vão abrir das 8 às 16h. A diferenciação de horário foi pensada para evitar aglomeração de pessoas. Estabelecimentos como de salão de beleza, só podem funcionar com agendamento. Os shoppings permanecem fechados.
O novo decreto prevê restrição na volta do funciomento do comércio. O anúncio foi feito pelo prefeito Romero Rodrigues após nova reunião para debater a flexibilização do comérico e as novas medidas para conter avanço do novo coronavírus.
Após apresentar a nova proposta de ação da abertura gradual e de forma experimental do comércio campinense, Romero disse que a prefeitura vai manter uma postura rígida para fiscalizar o funcionamento do comércio nos tempos de pandemia. O Procon Municipal estará nas ruas para garantir o pleno cumprimento das medidas.

A prefeitura prometeu distribuir 500 mil máscaras a população como forma de evitar a propagação do vírus. Os ônibus também continuarão funcionando parcialmente com 32% de da frota.

Em entrevista Romero disse que toda a decisão foi tomada no sentido de beneficiar a economia e, ao mesmo tempo, evitar a disseminação do Covid-19 na cidade.

Na visão do prefeito, o comércio deve, até o próximo dia 20, se preparar e se equipar para dar proteção aos trabalhadores e ao público em geral.

“A meta é se planejar melhor o setor econômico local com um plano de proteção de vida das pessoas diante da pandemia. A nossa meta, neste momento, é, sobretudo, a precaução e cuidado com a vida. Sem vida não haverá comércio”, acrescentou.

Na última segunda-feira, o secretário de Saúde de Estado, médico Geraldo Medeiros, alertou que os casos da pandemia podem ter um salto significativo caso o isolamento social seja afrouxado.

Com o mesmo rigor do ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, Geraldo Medeiros disse que os casos da Covid 19 podem extrapolar os 700, devendo inclusive haver óbitos. O secretário observou que, caso as medidas de prevenção ao novo coronavírus sejam reduzidas, haverá ainda risco de superlotação nos hospitais até o meio do mês de maio, que não terão capacidade de receber todos os pacientes infectados com a doença. O distanciamento social ainda é a melhor maneira de impedir o avanço do novo coronavírus.
A projeção de 760 casos na região de Campina Grande, conforme Geraldo Medeiros, é o pior cenário a ser avaliado. O cenário menos ruim é que, com o isolamento social mais branco, pelo menos 160 casos sejam confirmados até o dia 10 de maio.

Além disso, a nível estadual, o secretário afirmou que o pico de incidência dos casos confirmados deve acontecer na segunda quinzena de abril e também no mês de maio. Por isso ele ressalta a importância do isolamento social.
O secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde do Estado, Daniel Beltrammi, reafirmou a necessidade da cidade manter o isolamento social como forma de conter o avanço do Covid 19.

Severino Lopes
PB Agora

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026