PMCG intensifica combate ao Aedes aegypti com fumacê e ações nos bairros e escolas

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande está iniciando um grande trabalho de combate ao Aedes aegypti. A Gerência de Vigilância Ambiental intensificou a operação com o carro fumacê e vai realizar ações de conscientização da população e combate ao mosquito em pontos estratégicos, inclusive nas escolas.

Na sexta-feira da próxima semana, 29, começam as ações descentralizadas, iniciando pela Praça da Bandeira. No dia 6 de maio será a vez do bairro José Pinheiro, com uma ação na Praça Joana D’Arc. Em 13 de maio será na Praça do Amor, no Serrotão. E no dia 20 na Feirinha do Jeremias. Fechando o mês de maio, dia 27, será realizada uma ação da Vila Cabral de Santa Terezinha.

No dia 3 de junho a atividade será no Bairro das Cidades, ao lado da Escola Luiz Cambembas. No dia 10, a Gerência de Vigilância Ambiental vai levar esse mutirão de conscientização sobre o combate ao mosquito para a feirinha das Malvinas e, no dia 17 de junho, para a pracinha do distrito de Catolé de Boa Vista.

Além do trabalho de conscientização e educação, será realizado um mutirão de limpeza de terrenos com apoio de equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma). Neste trabalho acontecerá o recolhimento de pneus, combate aos focos do mosquito nas residências, distribuição de hipoclorito de sódio e atividades com os Agentes de Materiais Recicláveis.

Nas escolas, o trabalho será executado junto à Secretaria Municipal de Educação (Seduc), intensificando as ações educativas que já estão sendo desenvolvidas em sala de aula e potencializando a conscientização das crianças sobre o tema.

Operação Fumacê

Os dois carros do fumacê já estão operando desde o mês de março na cidade. A partir do dia 26 de abril o serviço será intensificado, com a circulação dos carros nos bairros Catolé, Tambor, Jardim Paulistano, Liberdade, José Pinheiro, Monte Castelo, Santo Antônio e Nova Brasília, sempre das 17h às 19h.

LIRAa

O último Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado no início do mês de abril, apontou que 4,4% das 8.826 casas vistoriadas apresentaram focos do mosquito, o que representa um alto risco de proliferação das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.

Os bairros com maiores índices (7,4) são Liberdade, Jardim Paulistano e São José. Dos 61 bairros e localidades inspecionados, 35 apresentaram infestação acima de 4,0%, o que é considerado muito alto. Os outros 26 apresentaram infestação entre 1,0% e 3,9%, ou seja, médio risco. A Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo um App, em parceria com equipes da UFPE e UFCG, para auxiliar os Agentes de Combate às Endemias no monitoramento dos casos e focos na cidade.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024