Até o final de 2018, a Paraíba terá registrado três casos novos de câncer de próstata por dia. A estimativa é do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e representa um alerta para os cuidados com a saúde do homem durante todo o ano. Ao longo deste mês, as ações ganham reforço dentro da campanha Novembro Azul.

 

O lançamento aconteceu ontem, na Secretaria de Estado da Saúde (SES), com palestra sobre a saúde do homem e distribuição de laços azuis, que são símbolo da campanha. Diferente da maioria dos homens, que não gostam de ir ao médico, o funcionário público Manoel Lins sempre se preocupou com a saúde e, anualmente, faz todos os exames. A surpresa foi grande quando o teste de PSA apontou uma alteração. “O diagnóstico da doença me assustou, mas estava no início. Fiz a cirurgia e nem precisou de quimioterapia. Hoje estou curado. O conselho que dou é que os homens precisam ter a consciência de que cuidar da saúde é fundamental”, ensinou.

 

No Estado, durante o mês de novembro, serão realizadas ações articuladas com as Gerências Regionais de Saúde, serviços de saúde e municípios, que buscam estimular o autocuidado da população masculina e adoção de hábitos saudáveis.

 

“Considerando os padrões sociais e culturais do nosso país e Estado, o homem não tem aproximação com o cuidado e autocuidado. A campanha tem o objetivo de potencializar a busca ativa à população masculina e aproximar os homens das Unidades de Saúde da Família”, explicou o coordenador da Área Técnica da Saúde do Homem, na SES, Hélio Soares.

 

Redação

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

CG realiza dia D de vacinação do sarampo neste sábado; veja locais

Neste sábado, 19, acontece em todo o país o dia D da campanha de vacinação do sarampo que busca proteger as crianças até 4 anos da doença. Em Campina Grande…

Secretaria de Saúde da PB garante que não forneceu medicamentos vencidos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), forneceu em 2019 mais de R$ 100 milhões em medicamentos de alto custo à população e, ainda…