A Paraíba o tempo todo  |

PB tem 18 casos de monkeypox em investigação, 1 confirmado e 2 descartados

A Paraíba tem 18 casos em investigação para varíola dos macacos, 1 confirmado e 2 descartados, totalizando 21 notificações. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (SES), confirmada nesta terça-feira (9).

Segundo a SES, são 11 casos investigados em João Pessoa, 2 em Santa Rita, na Grande João Pessoa, 1 em Rio Tinto, 1 em Mulungu, 1 em Ingá, 1 em Belém e 1 em Sousa. De acordo com a Secretaria de Saúde, a maioria dos casos em investigação apresenta sintomas leves e cumpre isolamento em casa.

O órgão ainda chama a atenção da população para o uso de máscaras e higienização das mãos. Em caso de qualquer sintoma, a orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou, dependendo da cidade, um Hospital Regional para que seja feita a coleta de material para notificação e investigação.

 

A secretária de Saúde, Renata Nóbrega, tranquilizou a população sobre a situação da doença no Estado. Ela observou que o paciente que teve o diagnóstico, uma mulher de 22 anos, que mora em João Pessoa, segue isolada e com sintomas leves

“O caso confirmado é leve e a paciente segue em isolamento domiciliar. Destacamos a importância de observar os sintomas que configuram casos suspeitos, como aparecimento de lesões de pele, principalmente na região genital e/ou sangramento retal, acompanhados de febre e inchaço dos gânglios linfáticos”.

Renata Nóbrega ainda orientou sobre a conduta a ser adotada em caso de suspeita da doença.
“Caso haja algum sintoma sugestivo, fortalecemos a necessidade de procurar uma Unidade de Pronto Atendimento ou um Hospital Regional que possa acompanhar o paciente e realizar a coleta do material para exame. O isolamento é fundamental para evitar a contaminação, que pode acontecer principalmente por contato próximo ou íntimo e por secreções das vesículas. Isso requer um cuidado também no uso de itens como toalhas, roupas e lençóis”, reforça.

A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada. Os sintomas iniciais costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe