Categorias: Saúde

Paraíba supera média nacional e vacina mais de 146 mil crianças contra a pólio no Estado

PUBLICIDADE

 A Paraíba está superando a média nacional das Campanhas Nacionais de Vacinação Contra a Poliomielite do ano de 2015 e de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação. Até o momento, 146.653 crianças foram vacinadas, o que representa 55,94% de cobertura no Estado, ultrapassando a cobertura nacional, que atingiu 46,58%. Com isso, a Paraíba está em primeiro lugar no Nordeste em cobertura contra a pólio e no quinto do ranking nacional, ficando atrás apenas de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. A vacinação se prolonga até o dia 31 deste mês.

 

De acordo com a enfermeira do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Márcia Queiroga, o bom índice de vacinação se deve ao trabalho realizado pelas equipes. “A Paraíba está muito bem, inclusive é o Estado com maior cobertura da região Nordeste e o quinto nacional, e isso devemos ao trabalho que as equipes de imunização vêm realizando”, disse.

 

Márcia ressaltou a importância dos pais e responsáveis que ainda não levaram suas crianças para serem imunizadas procurarem os postos de vacinação até o dia 31. “É importante também que os pais ou responsáveis que ainda não levaram suas crianças o façam o quanto antes, tanto para tomar a vacina da pólio, quanto para a avaliação e atualização do cartão de vacina”, concluiu Márcia.

 

Campanha – Esta é a 36ª Campanha contra a Poliomielite no Brasil e em 2015 comemora-se o 26º ano sem a doença no país, que está livre do poliovírus desde 1990. Estão sendo vacinadas contra a poliomielite crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos e 11 meses 29 dias) e a meta é atingir 95% do público-alvo – um total de 249.033 crianças na Paraíba.

 

Com relação à Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal, essa é uma importante ação das gestões em saúde. Neste caso, o grupo alvo para a campanha são todas as crianças menores de cinco anos de idade.

 

É importante lembrar aos pais e responsáveis que não se esqueçam de levar a carteirinha de vacinação aos postos de saúde.

 

Poliomielite – A paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa grave, que afeta o sistema nervoso, provocando paralisia principalmente dos membros inferiores. É causada e transmitida por um vírus (poliovírus – entra por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, alcança a corrente sanguínea e, em seguida, pode atingir o cérebro) e a infecção se dá principalmente por via oral.

 

Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores. A pólio pode, inclusive, levar o indivíduo à morte se forem infectadas as células nervosas que controlam os músculos respiratórios e de deglutição. A facilidade de movimentação das pessoas de um lugar para outro no mundo favorece a disseminação do vírus, que pode ser reintroduzido em um país que já não apresenta mais casos – no Brasil, desde 1990 nenhum caso suspeito foi confirmado.

 

A vacina contra a poliomielite é aplicada via oral de forma rápida, segura e indolor. A criança toma apenas duas gotas, o que corresponde a uma dose. No Brasil, a vacina é dada rotineiramente nos postos da rede municipal de saúde e durante as campanhas nacionais de vacinação.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto cumpre agenda na Companhia Siderúrgica Nacional

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira…

29 de abril de 2024

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

CAIXA paga parcela do Pé-de-Meia nesta segunda-feira

A CAIXA paga, nesta segunda-feira, 29 de abril, o Pé-de-Meia para os estudantes nascidos nos…

29 de abril de 2024