Categorias: Saúde

Paraíba registra caso de malária; saiba como identificar os sintomas

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (3), a Paraíba registrou o primeiro caso de malária este ano. De acordo com o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, uma mulher de 35 anos, moradora do município do Conde, no Litoral Sul, foi diagnosticada com a doença.

Ainda segundo a unidade hospitalar, a paciente não possui histórico de transfusão sanguínea e adquiriu a doença dentro da Paraíba.

A Malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium. De acordo com especialistas, o protozoário é transmitido a humanos pelo sangue, geralmente através da picada do mosquito ou, mais raramente, por compartilhamento de seringas, colocando o sangue da pessoa infectada com o de outra sadia, por transfusão de sangue ou até mesmo de mãe para feto, na gravidez.

Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta (no início contínua e depois com frequência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios. No caso de infecção por P. falciparum, também existe uma chance em dez de se desenvolver o que se chama de malária cerebral, responsável por cerca de 80% dos casos morte pela doença. Além dos sintomas correntes, aparece ligeira rigidez na nuca, perturbações sensoriais, desorientação, sonolência ou excitação, convulsões, vômitos e dores de cabeça, podendo o paciente chegar ao coma.

A Secretaria do Estado e a Secretaria Municipal do Conde investigam possíveis casos. Uma comissão especial foi formada com trabalhadores da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica da cidade para elaborar um relatório sobre o assunto, no prazo de 60 dias.

A decisão de como tratar o paciente com malária deve estar de acordo com o Manual de Terapêutica da Malária, editado pelo Ministério da Saúde. As medidas de prevenção individual que podem ser adotadas são o uso de mosquiteiros impregnados ou não com inseticidas, uso de roupas que protejam pernas e braços, e telas em portas e janelas, além do uso de repelentes.

 

PB Agora

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Últimas notícias

Campinense está a um empate para garantir classificação para semifinais do Paraibano

Líder do Campeonato Paraibano com 15 pontos, o Campinense está a um ponto para chegar…

19 de fevereiro de 2026

Prefeitura de Serra Branca entra na mira do MP por falhas na previdência municipal

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da Promotoria de Justiça, expediu uma recomendação…

19 de fevereiro de 2026

Daniela nega rumores de renúncia do Senado, tacha informação de mentira, e critica gestão de Cícero

A senadora Daniela Ribeiro (PP) desmentiu, nesta quinta-feira (19), os boatos de que estaria prestes…

19 de fevereiro de 2026

Hervázio Bezerra revela circulação de lista com assinaturas de deputados para indicar Deusdete Queiroga ao TCE-PB

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) revelou nesta quinta-feira (19), que os bastidores da Assembleia…

19 de fevereiro de 2026

Mulheres são perseguidas e agredidas em via pública no município de Cajazeiras; uma delas foi esfaqueada

duas mulheres foram vítimas de graves agressões supostamente praticadas por homens com os quais mantinham…

19 de fevereiro de 2026

Rei Charles III diz que “lei deve seguir seu curso” após prisão de Andrew

O rei Chales III declarou nesta quinta-feira (19) que “a lei deve seguir seu curso”…

19 de fevereiro de 2026