A Paraíba o tempo todo  |

Paraíba prepara Dia C para vacinar crianças contra a covid-19 na próxima quarta

Com baixo índice de vacinação de crianças contra a Covid-19, e Secretaria de Estado da Saúde (SES), planeja ‘Dia C’ de imunização na próxima quarta-feira (16) na Paraíba. Até o momento, pouco mais de  5% das crianças  entre 5 e 11 anos, foram vacinadas no Estado.

O objetivo do chamado “Dia C” é facilitar o acesso às vacinas para ampliar e elevar os níveis de cobertura vacinal das crianças.

O secretário de saúde Geraldo Medeiros declarou que a Paraíba já distribuiu, aproximadamente, 240 mil doses pediátricas para os municípios paraibanos, mas que, de fato, percebe uma dificuldade para aderir à imunização.

No entanto, para tentar resolver a baixa procura, a Secretaria de Estado da Saúde está elaborado um plano para criar o Dia C de Vacinação contra a Covid-19. Será como um dia D, mas voltado apenas para a imunização de crianças.

“Faremos uma grande divulgação, justamente para que possamos avançar”, declarou o secretário, que também informou que fará um levantamento para saber se, de fato, houve falta de registro nos sistemas, e identificar também em quais municípios pode estar ocorrendo menor aceitação.

De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, a SES irá disponibilizar as doses suficientes para que seja realizada a vacinação sem agendamentos.

A Secretaria recomenda aos municípios que dediquem às salas de vacinação e pontos itinerantes à vacinação apenas para as crianças aptas a receber os imunizantes. Outra orientação é de que ao elaborar as estratégias, os municípios que decidirem contemplar a vacinação nas escolas, encaminhem as autorizações para a vacinação previamente para que os pais e os responsáveis possam dar o consentimento à aplicação das vacinas nos menores de idade.

Para ter acesso à vacinação, a criança deve estar acompanhada de um adulto, apresentar o cartão do SUS e um documento de identificação. A vacinação para crianças na Paraíba teve início no dia 15 de janeiro, com a chegada das primeiras doses.

Estão autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as vacinas CoronaVac para população a partir de 6 anos (com o intervalo de 28 dias para a segunda dose) e a Pfizer pediátrica para crianças de 5 a 11 anos (com o intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda dose).

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe