Categorias: Saúde

“O que falta é gestão no que se refere às políticas públicas para o idosos”, diz procurador

PUBLICIDADE

Neste dia 1º de outubro, comemora-se o Dia do Idoso, pessoa que possui idade igual ou superior a 60 anos. Essa data, que marca o dia em que a Lei N°10.741 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor, é fundamental para reforçar a importância da proteção a esse público e para reavaliarmos nossa atitude com relação aos idosos. Para falar sobre a data o procurador do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Valberto Lira, fala dos avanços e necessidades que a terceira idade ou melhor idade ainda enfrenta na Paraíba.

Segundo ele, o primeiro marco após a Constituição brasileira de 1988 foi a implementação da Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842), mas o que de fato concretizou o início das políticas públicas para a pessoa idosa foi a criação do Estatuto do Idoso (Lei nº10.741), em 2003. “O Estatuto do Idoso foi criado no Dia Internacional do Idoso. Ele é considerado um marco para a extensão dos direitos da pessoa idosa pois antes era tudo muito abrangente. O Estatuto reconheceu a eficácia dos conselhos municipais do Idoso e regulamentou a efetiva participação do Ministério Público na fiscalização das Instituições de Longa Permanência”, explicou ele. Ainda de acordo com o procurador, o Estatuto do Idoso representa um avanço para este público, no entanto, ainda é pouco para o que a terceira idade necessita. “O que falta é gestão e organização no que se refere as políticas públicas para o idoso. Como podemos definir estratégias para melhorar a assistência se eu não sei quantos são, onde estão e o que necessitam?”, comentou o procurador.

O envelhecimento é um fenômeno biológico normal que atinge todos os organismos vivos, mas muitas pessoas não sabem lidar com esse processo. Diante disso, o aumento da expectativa de vida no Brasil, que hoje ultrapassa os 71 anos de idade, representa um desafio para toda a sociedade, que deve criar formas de amparar melhor os idosos.

Nesta quinta-feira (01/10), quando é comemorado o Dia Internacional do Idoso, o MPPB promove um debate virtual sobre “Violência contra a pessoa idosa: desafios e possibilidades de atuação do poder público e da sociedade civil”. O evento online será transmitido a partir das 16h, pelo canal do Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba (Cress-PB – 13ª Região) no YouTube.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano assegura R$ 3 milhões e Bruno anuncia pavimentação de vias de São José da Mata e Galante, em CG

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) assegurou mais R$ 3…

10 de maio de 2024

Homem é morto a tiros na frente da esposa grávida e filha em Jacaraú

Na manhã desta sexta-feira (10) nas redondezas do sítio Lagoa de Dentro, na zona rural…

10 de maio de 2024

Homem escala prédio no Centro de João Pessoa para escapar de linchamento

Uma cena inusitada chamou a atenção no Centro Histórico de João Pessoa nesta sexta-feira (10).…

10 de maio de 2024

Paraibano é julgado no Ceará por matar técnica de enfermagem

O paraibano Gleidson Alves, natural de Itaporanga, está sendo julgado nesta sexta-feira (10), no Ceará,…

10 de maio de 2024

Em JP: Operação conjunta flagra ligação clandestina de esgoto jogado no mar pelo Bar do Cuscuz

Uma operação conjunta revelou que o Bar do Cuscuz, na orla de Cabo Branco, em…

10 de maio de 2024

De olho na prefeitura de Guarabira, Raniery assume hoje a liderança do Republicanos no município

Nesta sexta-feira (10), o suplente de deputado federal, Raniery Paulino, irá oficialmente assumir a liderança…

10 de maio de 2024