Por pbagora.com.br

A pandemia do novo coronavírus ainda não atingiu o pico nos EUA, mas muitos consumidores já mudaram seu comportamento de maneiras que terão implicações duradouras para as marcas e os respectivos estilos de vida dos seres humanos. No Brasil, o levantamento Como a covid-19 está mudando sua relação com a cidade?’ realizado pela Rede Brasileira de Urbanismo Colaborativo, a pesquisa on-line pretende analisar as mudanças mostra os efeitos na Paraíba.

No estado, avaliação teve início no último dia 4 e é coordenada pelo Laboratório de Rua (LabRua) uma associação sem fins lucrativos localizada no município de Campina Grande. Em menos de uma semana, cerca de mil pessoas responderam ao questionário. “São vários coletivos que estudam as cidades para podermos ter um panorama nacional. Aqui no Estado, vamos analisar essas mudanças que estão ocorrendo no espaço público, se há pessoas que precisam trabalhar e não estão contando com transporte público. Se, por conta disso, passaram a usar mais o carro, por exemplo. Com esse diagnóstico, podemos nos preparar para o futuro das cidades, mas ainda não sabemos se vai mudar, o que vai mudar”, observou a professora Aída Pontes, diretora-presidente do LabRua e presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – departamento da Paraíba (IAB-PB).

“Buscamos o máximo possível de cidades diferentes para entender como é a realidade em diversas localidades, a existência de transporte público, em quantos está funcionando, ter uma amostra, independente do tamanho da cidade e dos decretos, e comparar com as diversas regiões do Brasil. Vamos analisar também a incidência da doença e onde ela está, saber se o bairro tem mais ou menos infraestrutura, relacionar as características urbanas com a doença”, comentou. Normalmente, leva cerca de 66 dias para alguém adquirir um novo hábito e continuar a fazê-lo quando não coagido, de acordo com Paul Marsden, psicólogo de consumo da Universidade de Artes de Londres.

 

Redação

 

Notícias relacionadas

Brasil chega a 250 mil mortos com ritmo acelerado de óbitos por Covid-19

Prestes a completar um ano de pandemia, o Brasil ultrapassou a marca de 250 mil mortes devido à Covid-19, segundo boletim extra do consórcio de veículos de imprensa divulgado nesta…

Paraíba deve distribuir nesta sexta mais de 39 mil doses de vacina contra Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SEA) devem distribuir até esta sexta-feira (26), as mais de 39 mil doses da vacina contra a Covid-19, que o Estado recebeu do Ministério…