Categorias: Saúde

MPF/PB quer adoção de medidas para combater mosquito da Dengue no Carri da PB

PUBLICIDADE

O Ministério Público Federal em Monteiro (MPF/PB) recomendou ao Município de Monteiro e à Secretaria Municipal de Saúde que adotem medidas preventivas e repressivas para evitar e combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika.

Confira a recomendação

Conforme recomendação, o município terá que criar, caso não exista, o Comitê de Mobilização de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti em locais estratégicos nos bairros onde há maior incidência do mosquito. Para isso, o Município deverá mobilizar toda a comunidade, imprensa, formadores de opinião, profissionais da saúde, associações de classe e moradores, escolas, secretarias de governo, autoridades civis e militares.

Recomendou-se ainda que a Secretaria Municipal de Saúde aumente o número de visitas domiciliares dos agentes de combate à endemias, com a criação de cronograma de visitas para combate e eliminação dos focos de proliferação do mosquito, a ser iniciado pelos bairros com maior registro de casos das doenças causadas pelo Aedes aegypti.

O MPF/PB sugere a formação de equipe multidisciplinar, incluindo profissionais da saúde especializados em doenças epidemiológicas e infecciosas, para acompanhar o trato dos casos identificados das doenças transmitidas pelo mosquito. Caso não seja possível a constituição da equipe, deve ser informado ao MPF e à Secretaria de Saúde do Estado para firmar parcerias que viabilizem a formação da equipe.

Também recomenda-se a elaboração de um cronograma para levantar e corrigir os locais com maior incidência de infestação e consequente contaminação de pessoas, como também para efetivação de uma política preventiva. O MPF/PB ainda recomenda a realização de campanhas educativas de mobilização em rádios locais e nas escolas municipais sobre como combater o mosquito.

Estado de emergência – A recomendação foi feita devido aos surtos de chikungunya que atingiram o Município de Monteiro nos últimos dois anos, tendo sido decretado, inclusive, estado de emergência na saúde pública. Também foi considerado o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, do Governo Federal, criado para conter novos casos da doença relacionados ao vírus zika e estabelecer a estratégia de acompanhamento e suporte às gestantes, crianças e mães que tiveram partos recentes afetadas.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Eduardo Carneiro recebe cidadania areiense e reafirma compromisso com desenvolvimento do município

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), recebeu, neste sábado (18), título de cidadania areiense durante…

19 de maio de 2024

Caminhão tomba na BR-230 e carga de bebidas é saqueada em Santa Rita

Na noite deste sábado (18), parte da carga de refrigerantes e água mineral foi saqueada…

19 de maio de 2024

Taxa de desocupação na Paraíba cai para 9,9% no primeiro trimestre de 2024, revela IBGE

A Paraíba encerrou o primeiro trimestre deste ano com taxa de desocupação de 9,9%, ou…

19 de maio de 2024

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (20), disponibiliza 447…

19 de maio de 2024

Ex-presidiário tem casa invadida e é executado com mais de dez tiros, em Bayeux

Na noite deste sábado (18), um homem foi assassinado após ter sua casa invadida no…

19 de maio de 2024

Apostador de Casserengue ganha quase R$ 70 Mil na Mega-Sena

Uma aposta de Casserengue acertou cinco dos seis números da Mega-Sena e ganhou R$ 69.387,92…

19 de maio de 2024