Os movimentos impercepitíveis dos olhos, como pequenos saltos ou ‘sacudidelas’, conhecidos como micro-sacádicos mostram que é realmente impossível manter um olhar fixo estável. Ainda quando uma pessoa tenta manter os olhos fixos em um alvo específico, os olhos continuam se movendo. Pesquisadores tem difundido, com certa frequencia, que esses movimentos seriam resultados acidentais de falsos sinais nervosos.
Um novo estudo mostra que esses movimentos são controlados pela mesma região do cérebro que é usada em atos como folhear um jornal ou para acompanhar a trajetória objetos em movimento. Cientistas acreditam que esses movimentos micro-sacádicos proporciam a função vital de revigorar imagens na retina que, caso contrário, iriam desaparecer.
Richard Krauzlis do Instituto Salk, em La Jolla, California, focou o estudo no centro de comando do cérebro, responsável pelo controle dos olhos. Ele descobriu que essa região do cérebro desempenha um papel integral no mecanismo de controle desses movimentos. A evidência sugere que esses ágeis movimentos são necessários para manter uma vista normal.
– Como as imagens chegam à retina e desaparecem caso a os olhos estejam perfeitamente estabilizados, esses movimentos ajudam a mudar constantemente a cena, sempre de forma sutil, revigorando as imagens em nossas retinas e impedindo a cegueira – afirma Ziad Hafed, coautor do estudo.
JB Online
Ocupando apenas a 7ª posição no Campeonato Paraibano, o Campinense recebeu a equipe do Botafogo…
Promotora ressalta que é alto o índice de crianças e adolescentes impedidos de viajar ou…
O direção do Folia de Rua usou as redes sociais para anunciar que o show…
O deputado federal Aguinaldo Ribeiro dedicou a sexta-feira (30) a uma série de encontros estratégicos…
A Justiça da Paraíba manteve a prisão da mulher que confessou ter assassinado a própria…
Uma cabine icônica. Que fez história. E teve a sua relevância em determinada época para…