Categorias: Saúde

Ministério Público Federal visita Lucena nesta segunda para investigar erro em vacinação de crianças

PUBLICIDADE

Uma equipe do Ministério Público Federal (MPF), visita nesta segunda-feira (17), a cidade de Lucena, no Litoral Norte da Paraíba, para investigar a denúncia de uma mãe que crianças foram vacinadas contra a Covid-19 com doses de adultos e vencidas. Ao menos 60 crianças receberam as doses, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SES-PB).

De acordo com o secretário Geraldo Medeiros, a SES encaminhou equipes hoje para realizar a listagem e traçar um perfil das das crianças. Em decorrência do fato, o secretário também afirmou que a secretaria de estado poderá assumir a vacinação em decorrência do “desequilíbrio” com relação a imunização no município.

De acordo com Geraldo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), está trabalhando na identificação de todas as crianças que foram vacinadas equivocadamente. Além disso, estão realizando o monitoramento por meio de contato direto ou telefone, com os pais ou responsáveis legais, já que as vacinas estavam vencidas.

Ainda conforme o secretário, “o que será apurado pelo Ministério Público Federal é se foi um erro ou uma atitude deliberada da auxiliar de enfermagem, que inclusive já foi afastada”. Geraldo disse ainda que o MPF deve ouvir, nesta semana, a técnica de enfermagem, acusada de aplicar as vacinas de forma incorreta, em crianças de 5 a 11 anos.

O MPF investiga o caso após ter recebido denúncias referente a imunização inadequada de crianças na cidade de Lucena. Na data em que as crianças foram vacinadas o país ainda não havia recebido lotes destinados à vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Para proteção dessa faixa-etária a Pfizer desenvolveu um imunizante com dosagem adequada.

Também devem ser ouvidos o secretário municipal de saúde, a vigilância municipal, familiares das crianças e o prefeito da cidade. O propósito é, segundo Geraldo, “definir exatamente se houve dolo em relação à aplicação dessas vacinas em crianças”.

Após as denúncias, a Prefeitura de Lucena confirmou neste final de semana, que a Unidade Básica de Saúde (UBS), aplicou doses da vacina de Covid-19 para adultos em crianças, e lamentou “erro”. Em nota, a prefeitura garantiu que as crianças vacinadas estão sendo monitoradas. Na mesma nota, a prefeitura disse que “uma auxiliar que aplicou indevidamente e sem autorização vacinas” e que “está pondo a disposição das famílias acompanhamento médico e também está monitorando as crianças”.

“Esclarecemos que a decisão foi tomada individualmente pela pessoa que fez a aplicação, sendo uma falha pontual e que não partiu de determinação da administração municipal, de forma que assim que tomamos conhecimento, afastamos a responsável”, diz trecho da nota.

Na próxima terça-feira (18), o secretário deve fazer uma visita técnica à cidade. Uma equipe já será enviada nesta segunda (17).

O prefeito da cidade Léo Bandeira, disse que há uma preocupação com as crianças. “Dar toda assistência adequada e necessária”, afirmou.

Hoje, a cidade também recebe o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Léo informou que além de acompanhar o trabalho nas equipes de saúde, poderá se discutir novos investimentos no município bem como o escândalo da vacinação. O gestor também informou que a gestão municipal não registrou eventos adversos graves entre as crianças que receberam as doses e de forma irregular e que vai colaborar com as investigações. “Vamos saber o que aconteceu”.

A vacina contra Covid-19 a ser aplicada em crianças não é a mesma que vem sendo aplicada em adultos. O imunizante aprovado para crianças de 5 a 11 anos apresenta diferenças na dosagem, composição e concentração de RNA mensageiro, o principal componente. A dose infantil equivale a um terço da que é administrada em pessoas com 12 anos ou mais.

Além disso, o frasco da vacina para crianças também tem cor diferente, alternativa utilizada para ajudar os profissionais da saúde na aplicação.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente Nacional do PSB se reúne com João Azevêdo e discute atuação da sigla visando 2026: “Ampliar nossa capacidade”

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, usou seu perfil numa rede social para registra…

11 de dezembro de 2025

OUÇA: Pai do presidente da Câmara Federal, Nabor vê ‘extremismo’ no Congresso e diz que é preciso ‘pacificar o Brasil’

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, classificou como preocupante o clima de extremismo que vice…

11 de dezembro de 2025

Cida Ramos evita vincular fala de Lula em apoio a João Azevêdo à pré-candidatura de Lucas Ribeiro

A presidente estadual do PT na Paraíba, Cida Ramos, evitou qualquer associação direta entre a…

11 de dezembro de 2025

“Eu tomarei a decisão”, diz Lula sobre PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro, quando texto chegar ao Executivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (11) que só decidirá se…

11 de dezembro de 2025

Após TJPB decidir por inconstitucionalidade sobre Lei de Uso e Ocupação do Solo, PMJP garante recorrer ao STJ

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), recorrerá ao…

11 de dezembro de 2025

PMJP anuncia que aprovados no concurso da Saúde serão convocados a partir de janeiro

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai convocar os…

11 de dezembro de 2025