Categorias: Saúde

Médica fala sobre o crescimento na doação voluntária de corpos durante a pandemia à UFPB

PUBLICIDADE

Falar ou pensar sobre a morte é um grande tabu na nossa sociedade, embora essa seja a única certeza que nos cerca. Mas qual seria a relação entre um tema tão impactante como esse com os cursos da saúde das universidades? A morte poderia ser ressignificada a ponto de dar vida a sonhos e esperança de uma sociedade melhor? Isso é o que pensa a cardiologista Amira Medeiros, professora de Anatomia Humana do Departamento de Morfologia (Dmorf) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que destaca o crescimento de doações de corpos na Paraíba.

Segundo a médica o Programa de Doação de Corpos (PDC) da UFPB, vem crescendo, pois atende um principio que é sensibilizar a sociedade em relação à destinação dos corpos após a morte. Segundo, a médica este projeto prevê uma destinação alternativa para os corpos e/ou órgãos, que culminará com o processo de doação para o ensino, pesquisa e extensão. Essa ação altruística, de acordo com ela, permitirá melhorias nas nossas condições de ensino e colaborará com uma melhor formação dos nossos acadêmicos que no futuro servirão à sociedade.

O Programa de Doação de Corpos da entidade iniciou as divulgações em maio de 2019. Em agosto daquele ano, ocorreu o primeiro cadastro. Até março de 2021, foram realizados cinco cadastros com todos os doadores vivos. A doação voluntária de corpos qualifica o ensino de anatomia humana, pois ainda não existe tecnologia superior à pesquisa realizada diretamente no corpo de um indivíduo. No Brasil, esta alternativa é reconhecida por lei desde 2002. Assim, no lugar de serem cremados ou sepultados, os corpos para estudo podem ser obtidos pela doação voluntária (doador em vida), prevista nos Artigos 12 e 14 do Código Civil Brasileiro (Lei Federal 10.406/2002) ou por doação compulsória de corpos não reclamados do Numol.

A médica acredita que o corpo da doação voluntária tem, além do respeito ético à vontade do doador, a vantagem de ser formolizado (preservado) com menos tempo após o óbito e também sem ter sido necropsiado. Tais fatos favorecem as técnicas de estudo anatômico. A Lei 10.406/2002 prevê que “é válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte. O ato de disposição pode ser livremente revogado a qualquer tempo”. Sobre isso, a chefe do Numol da Paraíba, Cristiane Barbosa, explica que, a pessoa em vida deve fazer um termo (declaração) no cartório manifestando o desejo na doação para a pesquisa.

Segundo Amira Medeiros, a expectativa é que a UFPB e outras instituições de ensino, principalmente as públicas, consigam contemplar as necessidades do ensino de anatomia apenas pela doação voluntária em vida, sem precisar da doação compulsória do Numol e nem depender da doação pela família. “Em João Pessoa começamos a divulgação. Em estados como São Paulo e Rio Grande do Sul já é bem comum. Em Porto Alegre, já não recebem corpos do Numol, porque recebem cerca de dez corpos por ano da doação voluntária”, declarou.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

IPTU 2024: prazo para pagamento com desconto termina nesta terça em CG

O contribuinte tem ainda a opção de quitar o tributo de forma parcelada, com desconto…

29 de abril de 2024

Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Proposta por Eduardo Carneiro, lei obriga instituições de saúde notificarem casos de violência contra idosos, na Paraíba

Foi sancionada pelo governador João Azevêdo, lei de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade),…

29 de abril de 2024

Lucas reforça entendimento do grupo e também descarta chapa com dois Ribeiros em 2026: “Entendimento pacífico nosso”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comentou sobre a formatação da chapa para as eleições…

29 de abril de 2024

VÍDEO: Homem interrompe transmissão ao vivo do JPB1 aos gritos de ‘Globo Merda’

Um homem invadiu um link ao vivo do telejornal local "JPB1", da TV Globo, nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Eva Gouveia confirma intenção de concorrer à PMCG e revela diálogo com Romero Rodrigues

A vereadora Eva Gouveia, filiada ao PSD, reiterou sua determinação de disputar a prefeitura de…

29 de abril de 2024