Categorias: Saúde

Médica alerta para aumento dos casos de infecção no ouvido durante o verão

PUBLICIDADE

É comum nesse período da alta temperatura se refrescar no mar, piscina ou rio para mergulhar ou nadar. Porém é bom ficar atento ao contato direto com a água pois o seu acúmulo no canal do ouvido pode causar a otite externa, já que o local fica úmido, facilitando o crescimento de bactérias, provocando a dor de ouvido, que pode ficar bem forte com os sintomas, a exemplo da sensação de entupimento, perda de audição temporária e zumbido, caracterizando o problema.

Segundo a médica otorrinolaringologista Lucilene Ferraz, graduada em Medicina pela Escola Baiana de medicina e Saúde Pública da Bahia com residência em otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia, os casos de infecções no ouvido aumentam durante o verão. Ele explica que isso ocorre porque a pressão da água durante um mergulho pode empurrar a cera dos ouvidos para dentro e a umidade retida pode alterar o pH, alcalinizando o meio e favorecendo a proliferação bacteriana.

Conforme ela, existem algumas maneiras caseiras que podemos fazer quando entrar água no ouvido. “As manobras podem ser batidinhas na cabeça, inclinar a cabeça para o lado de modo que o ouvido com água fique voltado para o chão ou utilizar umas das mãos como desentupidor fazendo pressão no ouvido”, explica.

Caso nenhuma das manobras seja efetiva e você tenha certeza que não tem inflamação nos ouvidos e nenhuma perfuração, pode pingar duas gotas de álcool a 70%, que tem ação secativa, ajuda na evaporação da água e ainda tem propriedade bactericida.

Sobre o uso da haste flexível, a médica orienta que não devemos fazer uso para manipular os ouvidos na limpeza e nem na tentativa de retirar água. Segundo ela, o ideal para proteger o ouvido, principalmente de crianças durante o banho de mar ou piscina, é fazer uma consulta com o otorrinolaringologista para avaliar a saúde do ouvido antes desta época do ano, na qual ocorre maior exposição a banhos de mar ou piscina. “Em alguns casos, pode ser sugerido pelo médico, o uso de protetores auriculares”.

 

Redação

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024