A Paraíba o tempo todo  |

Maternidades devem ter placas sobre o direito do acompanhante no parto

 Mulheres durante todo o trabalho de parto ou no pós-parto imediato têm por lei, o direito de ter um acompanhante de sua escolha ao seu lado em todas as maternidades do país, sejam elas públicas ou privadas. Mas acontece que muitas mulheres desconhecem esse direito ou não tem certeza da sua validade e muitos hospitais se aproveitam do desconhecimento quanto à lei para vetar o acesso de um acompanhante.

Visando esclarecer essa questão e contribuir para o bem estar das paraibanas em um momento tão delicado e importante, uma lei de autoria do deputado estadual Aníbal Marcolino (PEN), obriga todas as maternidades do estado da Paraíba a afixarem placas em locais visíveis, informando sobre o direito da presença do acompanhante indicado pela gestante.

Dr. Aníbal esclarece que é muito importante as mulheres estarem acompanhadas durante todo o trabalho de parto, já que este é um momento delicado em que elas precisam se sentir seguras. Com a afixação das placas, fica mais fácil para as gestantes se valerem de um direito que é delas.

“Estudos científicos comprovam que a presença de um acompanhante contribui para reduzir o tempo do trabalho de parto, o número de cesáreas e a chance de depressão pós-parto, além de que, ao lado de uma pessoa conhecida, a parturiente fica mais tranquila, tornando o parto menos traumático” disse Dr. Aníbal.

Sempre é importante que as gestantes estejam cientes e não abram mão deste direito e se não forem atendidas acionem os órgãos responsáveis em seu município ou estado.

Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe