Marcelo Queiroga oficializa fim de emergência sanitária relacionada a covid-19, mas SES mantém cuidados na pandemia

PUBLICIDADE

O ministro da Saúde, o paraibano Marcelo Queiroga, oficializou o fim de emergência sanitária relacionadas a covid-19 e orientou o cancelamento de restrições impostas pela pandemia. Para isso, ele assinou a portaria de encerramento da emergência de saúde pública de interesse nacional da pandemia. Essa condição reconhecia a gravidade da pandemia e dava base para políticas e medidas de autoridades de saúde nos níveis federal, estadual e municipal.

O fim da emergência de saúde pública terá um prazo de transição de 30 dias, para adequação dos governos federal, estaduais e municipais, ou seja, a portaria passa a valer em 22 de maio.  Na prática, a decisão marca o fim de medidas impostas ainda no início da pandemia, mas não o fim da pandemia em si, essa é de responsabilidade da Organização Mundial de Saúde (OMS), que renovou a situação pandêmica.

Em entrevista coletiva, o ministro e secretários da pasta afirmaram que essa mudança não comprometerá as diversas ações e o aporte de recursos para a vigilância em saúde.

“Mesmo que tenhamos casos de covid-19, porque o vírus vai continuar circulando, se houver necessidade de atendimento na atenção primária e leitos de UTI, temos condição de atender”, declarou.

Quanto à manutenção da condição de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o titular da pasta acrescentou que a portaria lida com o encerramento da emergência de saúde pública de interesse nacional, sem mencionar pandemia ou endemia.

 

Mesmo com o anúncio do fim do estado de emergência sanitária, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), manteve os cuidados no Estado.  A secretária de estado da saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, disse que o enfrentamento à pandemia permanece igual, e que não haverá mudanças relativas aos protocolos de segurança.

 

“As medidas e recomendações para a prevenção, para a saúde da população, permanecem. A vacinação permanece em todos os postos e fazemos a recomendação para as mais de 800 mil pessoas que não tomaram a dose de reforço que procurem um posto de saúde para que a gente consiga manter o controle da doença no nosso estado e no país, para que não haja um novo pico de casos”, disse Renata.

O Decreto do Estado com as medidas restritivas para conter o vírus, no entanto, está mais flexível, tendo inclusive, tornado facultativo uso de máscara.

 

O Secretário Executivo de Gestão Hospitalar da Paraíba, Johny Bezerra, classificou como precipitada a decisão do Ministério da Saúde.  Em entrevista, o secretário disse que não houve diálogo com as secretarias antes da decisão

 

“Foi de forma precipitada, a gente tem esse entendimento. Não houve um diálogo efetivo com os secretários de saúde do Brasil, mas a gente respeita a decisão do ministro e a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba vai tentar dialogar, e manter seus sistemas de saúde ativos e vigilantes”, explicou.

 

O secretário Johny, ressaltou que ainda há uma circulação viral, com novas variantes surgindo na Europa e na Ásia, o que requer cuidado para evitar a proliferação do vírus.

“precisamos ficar vigilantes com a possibilidade de surgimento de novas variantes no Brasil e na Paraíba. A nossa equipe epidemiológica monitora todo o cenário”, diz Johny.

 

PB Agora

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Concurso para professor da UFPB tem inscrições abertas a partir de hoje

As inscrições no concurso para professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), iniciam hoje (20).…

20 de maio de 2024

Jackson Macêdo nega que tenha cargos na PMJP: “Sou presidente profissionalizado”

Após entrevista no qual o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Jackson…

20 de maio de 2024

Chuva causa alagamentos em vários bairros da cidade de Patos

As fortes precipitações registradas na cidade de Patos, na Paraíba, ontem (19), ocasionaram alagamentos em…

20 de maio de 2024

Eleições de 2024 já começam a provocar os primeiros rachas familiares; veja o caso da cidade de Conceição no Vale do Piancó

Com a proximidade do período eleitoral deste ano, os atritos e rompimentos entre aliados vêm…

20 de maio de 2024

Tradição, modernidade e turismo: negócios que sobrevivem e se reinventam na Feira Central de CG

Tradição, empreendedorismo, memória, resistência e ponto turístico. Ao redor da Feira Central de Campina Grande,…

19 de maio de 2024

Campina Grande é a cidade que mais vacinou no Dia D de Vacinação da Influenza

Como tudo em Campina Grande é superlativo, o dia D de vacinação da Influenza na…

19 de maio de 2024