A Paraíba o tempo todo  |

João Azevêdo entrega nova sede do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer em JP

Foto: Francisco França

O governador João Azevêdo entregou, na tarde desta sexta-feira (1°), em João Pessoa, a nova sede do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), que passa a funcionar na Avenida Epitácio Pessoa, n° 600, com ênfase na detecção precoce dos cânceres de mama, próstata e útero. Os investimentos na nova sede do CEDC, reivindicação antiga dos profissionais e usuários para ampliar o atendimento e melhorar a prestação dos serviços, foi da ordem de R$ 1,3 milhão.

Foto: Francisco França

A nova estrutura vai ampliar em 3 mil o número de atendimentos mensais, que passa a ser de 10 mil — antes, eram 7 mil. A oferta de serviços de urologia era uma demanda antiga e que, nesta nova fase, passa a ser atendida.

Durante a solenidade, o governador João Azevêdo ressaltou a importância do novo espaço do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer. “Esse equipamento funcionava em instalações inadequadas, e estamos agora num local adequado, num ambiente extremamente moderno, extremamente funcional e humanizado, trazendo esperança a quem atravessa um momento tão difícil, às vezes, que é se deparar com o diagnóstico do câncer”, afirmou.

“Na Paraíba, nós temos um SUS que funciona. A dedicação de todos os profissionais que trabalham aqui é louvável. Mas é preciso entender que, para prestar um bom serviço, é necessária uma estrutura digna — e hoje nós temos essa estrutura digna para atender mulheres e homens, que também serão atendidos neste novo momento do CEDC”, prosseguiu João Azevêdo.

Foto: Francisco França

A secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, disse que a nova sede do CEDC é um marco na saúde da Paraíba, principalmente na área da oncologia. “Estamos mudando o espaço do CEDC com ampliação de serviços, inclusive estamos implantando urologia, na área de saúde do homem. Além disso, essa ampliação vem humanizar o atendimento, trazendo conforto aos usuários e aos profissionais”, disse.

A partir de agora, a população vai contar com a oferta de consultas especializadas em ginecologia, mastologia e urologia, além de exames de videocoloscopia e vários tipos de ultrassonografia. Outra oferta do CEDC são as cirurgias de alta frequência (CAF) — manchas no colo do útero causadas pelo vírus HPV e que podem evoluir para câncer.

A diretora-geral do CEDC, Roseane Machado, destacou que uma nova sede era uma grande necessidade. “É um momento único, em que estamos oferecendo à população paraibana um serviço de ponta, não apenas em relação aos equipamentos que adquirimos, mas com a oferta de serviços, visando à saúde do homem, com um atendimento mais humanizado, num ambiente amplo, moderno. Enfim, são muitas as conquistas que vão nos permitir agir de maneira rápida no diagnóstico de uma doença, salvando muitas vidas”, acrescentou.

Foto: Francisco França
Foto: Francisco França

Diversas autoridades prestigiaram a inauguração da nova sede do CEDC, a exemplo do deputado estadual João Gonçalves e o secretário executivo da Saúde, Jhony Bezerra.

 

Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe