Categorias: Saúde

Janeiro Roxo: Saúde prepara ações de combate à hanseníase

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Doenças Endêmicas, em parceria com o Complexo Hospitalar Clementino Fraga, promove de 23 a 26 deste mês atividades alusivas ao Janeiro Roxo, campanha que lembra o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, celebrado este ano em 27 de janeiro. Estão sendo programadas atividades de saúde como triagem de manchas para diagnóstico da doença.

A campanha nacional do Janeiro Roxo este ano tem como foco a prevenção das incapacidades físicas que são provocadas quando o diagnóstico da hanseníase não é feito de maneira precoce.

“A SES orienta que os profissionais de saúde dos municípios façam uma busca ativa de pacientes com manchas, na intenção de diagnosticar precocemente a hanseníase e tratar a doença de maneira oportuna e imediata. A hanseníase é uma doença dermato-neurológica, ou seja, aparecem manchas e os nervos periféricos são atingidos. Se o diagnóstico for tardio, podem surgir incapacidades físicas e algumas delas são irreversíveis”, explicou a gerente operacional de Vigilância Epidemiológica da SES, Lívia Borralho.

Dados – Em 2018, a Paraíba registrou 463 novos casos de hanseníase. Destes, 17 casos novos foram em menores de 15 anos. A taxa de detecção foi de 11,7%. Já a cura foi de 70,8%.

Diagnóstico e tratamento – Na Paraíba, o diagnóstico da hanseníase pode ser feito na Atenção Básica. Serviços de atenção secundária podem ser encontrados em Campina Grande, Patos e Sousa. Já a referência nos serviços terciários (estágio avançado da doença) é o Complexo Hospitalar Clementino Fraga.

Hanseníase – É uma doença transmissível que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. Pode atingir rosto, olhos, orelhas, nariz, braços, mãos, pernas e pés. Leva de dois a sete anos para o aparecimento dos primeiros sintomas. Além disso, a hanseníase pode provocar o espessamento de nervos, causando incapacidades físicas.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a transmissão da hanseníase acontece pelas vias aéreas por meio da fala, da tosse (ou espirro), e através de uma pessoa doente e sem tratamento. A doença começa com manchas pelo corpo que podem ser esbranquiçadas, cor-de-rosa ou marrons. No local dessa marca, a pessoa não sente dor, frio, calor ou, até mesmo, o toque, ficando mais vulnerável a queimaduras e cortes nas regiões afetadas, o que pode acarretar infecções.

 

Secom

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Ninguém acerta números da mega-sena e prêmio acumula

O concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27) pela Caixa Econômica Federal, não teve…

28 de abril de 2024

JP: pistola e mais de 80 munições são apreendidas com adolescente infrator

Uma pistola, carregadores alongados, e mais de 80 munições. Foi esse o material apreendido com…

28 de abril de 2024