Categorias: Saúde

Infectologista alerta para importância da vacinação contra Influenza

PUBLICIDADE

Com a campanha de imunização em pleno andamento no Brasil, o médico infectologista e diretor do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, Fernando Chagas, alertou para a importância da vacina Influenza. Aplicada paralelamente à vacinação contra a Covid, a vacina Influenza H1N1. visa combater uma doença respiratória que ressurge no Brasil em todo período frio.

Com meta de vacinar 1.507.993 paraibanos até 9 de julho, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza avança, na Paraíba, mas a procura pelo imunizante ainda é considerada baixa no estado.

Fernando Chagas esclareceu que a Influenza é uma das doenças consideradas sazonais, visto que voltam sempre em determinados meses do ano. Ele explicou que os meses de maio, junho e julho, por serem períodos mais frio, são propícios para a propagação da gripe. Isso porque, por ser um período mais frios, eles irritam mais a mucosa nasal, o que facilita a entrada de micro organismo, entre os quais, o vírus da influenza.

“Então são períodos em que há um aumento de casos de influenza vírus. O vírus volta a circular aqui” explicou.

Ele observou que esse aumento de casos da gripe, não significa um surto. Isso porque uma doença só pode ser considerada surto quando o crescimento se espalha rapidamente e em proporção alarmante.

No Brasil o vírus da influenza, é identificados em três tipos de, A, B e C, sendo os tipos A e B os responsáveis pelas epidemias sazonais.

O infectologista observou que geralmente, as novas cepas de influenza começam a ser transmitidas pela Ásia, e se espalham pelo mundo, até chegar no Brasil.

Por conta disso, o Instituto Butantan, e a Fiocruz, pegam as cepas do vírus que já estão circulando na Ásia, um mês antes, e desenvolvem a vacina para ser aplicada no Brasil antes da chegada do vírus. Ou seja, quando o vírus chega na nossa região, as pessoas já estão vacinadas.

A campanha, dividida em três fases, de acordo com os grupos prioritários, começou no dia 12 de abril com crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e profissionais da saúde como público-alvo. Até o dia 8 de junho poderão se vacinar contra a gripe idosos com mais de 60 anos e professores.

A terceira fase acontece entre os dias 9 de junho e 9 de julho e vai vacinar pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e armamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A transmissão da gripe influenza acontece, principalmente, pelo contato com partículas eliminadas por pessoas doentes ou ainda pelo contato com a mão ou objetos contaminados por secreções dessas pessoas enfermas.

A gripe é uma infecção das vias aéreas que se caracteriza por causar febre, tosse seca, mal-estar, dor no corpo, dor de cabeça e dor de garganta. A febre é, sem dúvidas, o sintoma mais importante dessa doença e dura, em média, três dias. A febre, nesses casos, geralmente, é acima de 38ºC.

SL
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mulher pula janela para fugir de agressões do companheiro em condomínio de João Pessoa

Uma mulher de 37 anos precisou pular pela janela do próprio apartamento, neste domingo (7),…

8 de dezembro de 2025

Após denúncias, PMJP promete intensificar fiscalização na Mata do Seixas, em João Pessoa

A secretária executiva de Segurança Urbana de João Pessoa, Capitã Rebeca, realizou uma inspeção na…

8 de dezembro de 2025

Pai morre e filhos ficam feridos após moto atingir estrutura na BR-230, em João Pessoa

Um grave acidente de motocicleta deixou um homem morto e duas crianças feridas na noite…

8 de dezembro de 2025

Fantástico reconstrói trajetória de Gerson Machado e expõe falhas do poder público; assista

O programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou reportagem especial à história de Gerson Machado, jovem…

8 de dezembro de 2025

Operação investiga organização que lucrava com abortos clandestinos em João Pessoa

A Polícia Civil revelou, nesta segunda-feira (8), que uma organização criminosa especializada em aborto clandestino…

8 de dezembro de 2025

Olho no Pix: Bradesco em CG é multado em R$ 50 mil após falha de segurança em transferências

O Procon de Campina Grande multou o Banco Bradesco em R$ 50 mil por má…

8 de dezembro de 2025