Categorias: Saúde

HULW começa a imunizar profissionais contra a covid-19

PUBLICIDADE

O Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Ebserh, deu início nesta quarta-feira (20) à Campanha Nacional de Imunização contra a covid-19 para os profissionais que atuam na unidade hospitalar. A primeira etapa vai contemplar profissionais de saúde, com prioridade para os que atuam na assistência a pacientes com covid-19. A expectativa é de que os cerca de 2,5 mil funcionários sejam vacinados de acordo com disponibilização das doses e conforme agenda programada pela instituição.

A primeira imunizada foi a técnica de enfermagem Luzinete Fernandes Morais, de 63 anos, que trabalha no HULW há quase 40 anos. Atualmente, a colaboradora está atuando na Unidade de Doenças Infectoparasitárias (DIP) e trava diariamente uma batalha contra a doença. “Este momento é muito gratificante. Todo mundo está bastante apreensivo com essa pandemia. Espero que, com essa vacina, possamos trabalhar mais sossegados”, relatou.

A logística de vacinação foi montada pela Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, que alocou servidores para atender à demanda do HULW e disponibilizou no primeiro dia de vacinação um total de mil doses. A vacinação no Hospital Lauro Wanderley está prevista para acontecer também nesta quinta-feira, dia 21, no horário das 9 às 15 horas e das 18 às 22 horas.

“Estamos começando a vacinação hoje (dia 20). De início, iremos vacinar por áreas críticas, como ala covid-19, UTI covid-19 e demais profissionais que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus”, enfatizou o superintendente do HULW, Marcelo Tissiani, que vem acompanhando todo o processo de imunização dos funcionários do hospital.

Quando soube do início da vacinação no Lauro Wanderley, o cirurgião cardiovascular Maurílio Onofre, que atua na Unidade de Terapia Intensiva e já precisou operar pacientes com covid-19, ficou na expectativa. O médico, de 57 anos de idade (dos quais 25 são destinados ao trabalho na instituição), chegou na fila às 6 horas da manhã da quarta. “Estou aqui desde cedo porque quero me vacinar logo. A expectativa é que, em breve, possamos voltar ao normal. No entanto, é importante que a gente siga mantendo os cuidados como uso de máscara e distanciamento social”, disse.

A aplicação da CoronaVac ocorre em duas doses, sendo a segunda entre 14 e 28 dias após a aplicação da primeira. Entre as recomendações ao público-alvo da vacinação estão que pessoas que testaram positivo para covid-19 devem aguardar 30 dias após o resultado do exame RT-PCR. Também é orientado que aqueles que apresentarem sintomas gripais ou febre devem adiar a vacinação.

PB Agora

Últimas notícias

Programa Gás do Povo vai beneficiar 15 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade, diz Motta; saiba como garantir o seu

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou recentemente que o Programa Gás do Povo,…

21 de fevereiro de 2026

Paraíba registra a menor taxa de desemprego da história em 2025

A Paraíba vive um momento histórico no mercado de trabalho. De acordo com os dados…

20 de fevereiro de 2026

Cagepa denuncia pela quinta vez obra de drenagem da Prefeitura que danifica rede de esgoto em JP

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou nesta sexta-feira (20) que, pela…

20 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto defende participação na escolha do vice de Cícero Lucena: “Tenho que ser ouvido também”

Aliado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na disputa pelo Governo da Paraíba,…

20 de fevereiro de 2026

Pré-campanha em Campina Grande movimenta auxiliares de Bruno Cunha Lima rumo a 2026

A cena política de Campina Grande começa a se intensificar na pré-campanha para 2026, com…

20 de fevereiro de 2026

VÍDEO: Mô Lima confirma apoio a Lucas Ribeiro ao Governo e reforça aliança com João Azevêdo e Nabor para o Senado

O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), oficializou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP)…

20 de fevereiro de 2026