Categorias: Saúde

HULW celebra 40 anos de fundação com entrega de novos serviços

PUBLICIDADE

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba e filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), comemora 40 anos de fundação nesta quarta-feira (12) com uma solenidade na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, localizada no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA/UFPB).

Programado para começar às 19h30, o evento vai contar com lançamento de vídeo institucional, homenagens a funcionários e ex-superintendentes e apresentação da Orquestra Sinfônica da Paraíba, sob a condução do musicista Rodrigo Eloy. O presidente da Ebserh, general Oswaldo de Jesus Ferreira, confirmou presença na celebração. Desde dezembro de 2013, o HULW integra a Rede Ebserh.

As festividades alusivas às quatro décadas de fundação também incluem uma programação na quinta-feira (13), às 10h30, quando serão inaugurados novos serviços na instituição: Serviço de Oncologia e Cirurgia Cérvico-facial; Ressonância Magnética Nuclear e Raios X Telecomandados; e reforma da Central de Material e Esterilização.

O hospital-escola da UFPB foi fundado em 12 de fevereiro de 1980 durante o reitorado de Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque. A construção do HULW, no entanto, começou bem antes, em 1968, após um processo de articulações com os governos estadual e federal. A edificação do prédio envolveu três etapas e outros dois reitorados: o de Guilardo Martins e o de Humberto Nóbrega.

Na primeira etapa, foram feitas as fundações e estruturas de concreto armado (1968-1970); na segunda fase, ocorreu a construção do ambulatório (1970-1975), parte horizontal do projeto – que recebe o nome de Professor Antônio Dias dos Santos e foi ativado em 1975; a terceira etapa da construção permitiu a finalização de parte considerável do prédio vertical e a inauguração oficial do Hospital Universitário no início da década de 1980.

Origem do nome – O nome do hospital é uma homenagem ao professor Lauro dos Guimarães Wanderley (1900-1968), fundador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Paraíba na década de 1950. Com a faculdade, veio também a necessidade da constituição de um campo de práticas hospitalares e ambulatoriais. Desse modo, a construção do HULW permitiu concentrar as aulas práticas em um único lugar, o que antes ocorria em diversas instalações de saúde espalhadas pela cidade de João Pessoa (a exemplo do Hospital Santa Isabel e do Complexo Hospitalar Juliano Moreira).

Hospital-escola e assistência aos usuários do SUS

O Hospital Universitário Lauro Wanderley possui uma característica bem específica: além de atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), apoia a formação de profissionais de saúde e fomenta a geração de conhecimento por meio de pesquisas. Assim, o Lauro Wanderley é campo para estágios obrigatórios, visitas técnicas e atividades teóricas e práticas dos estudantes de graduação, pós-graduação e de ensino técnico. Por semestre, mais de 1.000 alunos de graduação passam pelo hospital e, a cada ano, uma média de 175 pesquisas são desenvolvidas na unidade hospitalar, que também abre espaço para cerca de 40 projetos de extensão.

Para atender à comunidade, o Hospital Universitário conta com 218 leitos e tem importante papel na atenção à saúde. A instituição oferece serviços de saúde de média e alta complexidade (ambulatorial e hospitalar), em 15 linhas de cuidado e 48 especialidades médicas. Cerca de 200 mil consultas ambulatoriais e 9,5 mil internações são realizadas a cada ano. Setenta por cento dos usuários atendidos na instituição estão em assistência ambulatorial e 30%, na internação.

Estrutura – Em sua estrutura, o HULW dispõe de laboratórios, oito gabinetes odontológicos, 134 consultórios, 11 salas de cirurgia e cinco unidades de internação com diversas enfermarias (clínica médica; cirúrgica; obstétrica; pediátrica; doenças infecciosas e parasitárias), além de três Unidades de Terapia Intensiva (UTIs): neonatal (6 leitos); pediátrica (4 leitos / Tipo III); adulta (14 leitos).

No ambulatório do hospital, são oferecidos os seguintes serviços assistenciais em consultas especializadas: Alergia e Imunologia, Angiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia e Metabologia, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia, Homeopatia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Psiquiatria, Reumatologia, Urologia, Ginecologia e Mastologia.

A unidade hospitalar também oferta aos usuários do SUS cirurgias ambulatoriais e consultas multiprofissionais de: Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Fisioterapia, Educação Física, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, além de atendimento de pré-natal para acompanhamento das gestantes de alto risco. Destaca-se ainda uma gama enorme de exames de média e alta-complexidade realizados pelo HU, como: Anatomopatologia, Citopatologia, Radiodiagnóstico e laboratoriais. Mais: a área hospitalar de internação oferece assistência em diversas clínicas, buscando garantir aos usuários um atendimento qualificado e humanizado.

Redação com assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeitura do Recife reclassifica candidato e deixa paraibano fora de vaga de procurador

O advogado Markos Vinícius Batista, natural da Paraíba, contestou a nomeação realizada pela Prefeitura do…

31 de dezembro de 2025

Com voto de minerva, Câmara Municipal de Campina Grande aprova orçamento de R$ 2,4 bilhões para 2026

Em uma sessão extraordinária marcada por intensos debates, a Câmara Municipal de Campina Grande aprovou,…

31 de dezembro de 2025

Dois policiais ficam feridos em colisão de viatura com poste durante perseguição no Cristo

Dois policiais militares ficaram feridos após a viatura da Força Tática da Polícia Militar colidir…

31 de dezembro de 2025

Polícia prende homem em flagrante por agressão e ameaça contra companheira e sogra, na PB

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de…

31 de dezembro de 2025

Duas prefeituras da Paraíba exoneram todos os cargos comissionados no apagar das luzes de 2025

As prefeituras de Alhandra e Serra Redonda, localizadas no Litoral Sul e no Agreste da…

31 de dezembro de 2025

Governo da Paraíba promove 276 militares da PM e do Corpo de Bombeiros

O Diário Oficial do Estado da Paraíba trouxe, na edição dessa terça-feira (30), a promoção…

31 de dezembro de 2025