A Paraíba o tempo todo  |

HULW celebra 40 anos de fundação com entrega de novos serviços

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba e filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), comemora 40 anos de fundação nesta quarta-feira (12) com uma solenidade na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, localizada no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA/UFPB).

Programado para começar às 19h30, o evento vai contar com lançamento de vídeo institucional, homenagens a funcionários e ex-superintendentes e apresentação da Orquestra Sinfônica da Paraíba, sob a condução do musicista Rodrigo Eloy. O presidente da Ebserh, general Oswaldo de Jesus Ferreira, confirmou presença na celebração. Desde dezembro de 2013, o HULW integra a Rede Ebserh.

As festividades alusivas às quatro décadas de fundação também incluem uma programação na quinta-feira (13), às 10h30, quando serão inaugurados novos serviços na instituição: Serviço de Oncologia e Cirurgia Cérvico-facial; Ressonância Magnética Nuclear e Raios X Telecomandados; e reforma da Central de Material e Esterilização.

O hospital-escola da UFPB foi fundado em 12 de fevereiro de 1980 durante o reitorado de Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque. A construção do HULW, no entanto, começou bem antes, em 1968, após um processo de articulações com os governos estadual e federal. A edificação do prédio envolveu três etapas e outros dois reitorados: o de Guilardo Martins e o de Humberto Nóbrega.

Na primeira etapa, foram feitas as fundações e estruturas de concreto armado (1968-1970); na segunda fase, ocorreu a construção do ambulatório (1970-1975), parte horizontal do projeto – que recebe o nome de Professor Antônio Dias dos Santos e foi ativado em 1975; a terceira etapa da construção permitiu a finalização de parte considerável do prédio vertical e a inauguração oficial do Hospital Universitário no início da década de 1980.

Origem do nome – O nome do hospital é uma homenagem ao professor Lauro dos Guimarães Wanderley (1900-1968), fundador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Paraíba na década de 1950. Com a faculdade, veio também a necessidade da constituição de um campo de práticas hospitalares e ambulatoriais. Desse modo, a construção do HULW permitiu concentrar as aulas práticas em um único lugar, o que antes ocorria em diversas instalações de saúde espalhadas pela cidade de João Pessoa (a exemplo do Hospital Santa Isabel e do Complexo Hospitalar Juliano Moreira).

Hospital-escola e assistência aos usuários do SUS

O Hospital Universitário Lauro Wanderley possui uma característica bem específica: além de atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), apoia a formação de profissionais de saúde e fomenta a geração de conhecimento por meio de pesquisas. Assim, o Lauro Wanderley é campo para estágios obrigatórios, visitas técnicas e atividades teóricas e práticas dos estudantes de graduação, pós-graduação e de ensino técnico. Por semestre, mais de 1.000 alunos de graduação passam pelo hospital e, a cada ano, uma média de 175 pesquisas são desenvolvidas na unidade hospitalar, que também abre espaço para cerca de 40 projetos de extensão.

Para atender à comunidade, o Hospital Universitário conta com 218 leitos e tem importante papel na atenção à saúde. A instituição oferece serviços de saúde de média e alta complexidade (ambulatorial e hospitalar), em 15 linhas de cuidado e 48 especialidades médicas. Cerca de 200 mil consultas ambulatoriais e 9,5 mil internações são realizadas a cada ano. Setenta por cento dos usuários atendidos na instituição estão em assistência ambulatorial e 30%, na internação.

Estrutura – Em sua estrutura, o HULW dispõe de laboratórios, oito gabinetes odontológicos, 134 consultórios, 11 salas de cirurgia e cinco unidades de internação com diversas enfermarias (clínica médica; cirúrgica; obstétrica; pediátrica; doenças infecciosas e parasitárias), além de três Unidades de Terapia Intensiva (UTIs): neonatal (6 leitos); pediátrica (4 leitos / Tipo III); adulta (14 leitos).

No ambulatório do hospital, são oferecidos os seguintes serviços assistenciais em consultas especializadas: Alergia e Imunologia, Angiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia e Metabologia, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia, Homeopatia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Psiquiatria, Reumatologia, Urologia, Ginecologia e Mastologia.

A unidade hospitalar também oferta aos usuários do SUS cirurgias ambulatoriais e consultas multiprofissionais de: Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Fisioterapia, Educação Física, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, além de atendimento de pré-natal para acompanhamento das gestantes de alto risco. Destaca-se ainda uma gama enorme de exames de média e alta-complexidade realizados pelo HU, como: Anatomopatologia, Citopatologia, Radiodiagnóstico e laboratoriais. Mais: a área hospitalar de internação oferece assistência em diversas clínicas, buscando garantir aos usuários um atendimento qualificado e humanizado.

Redação com assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe