Categorias: Saúde

HU fará mutirão de prevenção do câncer de pele neste sábado, em JP

PUBLICIDADE

Estimativa atual do Inca (2018/2019) aponta 600 mil novos casos da doença no País

O ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPF/Ebserh), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Ebserh, abre as portas neste sábado (7) para mais um mutirão de prevenção e diagnóstico do câncer de pele. O esforço concentrado começa às 8h30 e faz parte da campanha Dezembro Laranja. A iniciativa é capitaneada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), sendo coordenada no HULW pelo dermatologista Mohamed Azzouz.

O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil e no mundo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a incidência atual (2018/2019) é de 600 mil novos casos entre os brasileiros. Na Paraíba, a estimativa mais recente apontava que 2.650 pessoas seriam diagnosticadas com a doença em 2018, sendo 60 casos de câncer de pele melanoma e 2.590 de câncer de pele não melanoma.

“As pessoas que apresentam algum tipo de lesão ou mancha suspeita podem ir diretamente em alguma das instituições que participam da campanha, sem necessidade de agendamento prévio para serem atendidas”, explica a dermatologista do HULW Renata Rodrigues, que é coordenadora estadual da campanha e presidente regional da SBD na Paraíba. “A intenção é alcançar o maior número de pessoas possível”, reforça a especialista.

Além do HULW, fazem parte do mutirão, em nível estadual, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande, e a Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene), em João Pessoa. No Hospital Lauro Wanderley, 30 dermatologistas atenderão em dois horários: das 8h30 às 10h30 e das 10h30 às 12h30.

A SBD promove o Dezembro Laranja desde 2014, com o objetivo de estimular a prevenção e o combate ao câncer de pele. Neste sábado (7), principal dia da campanha, cerca de 4 mil médicos dermatologistas e voluntários prestarão atendimento gratuito para diagnóstico e tratamento da doença. A expectativa é que 30 mil indivíduos passem pela consulta nos 130 postos espalhados pelo Brasil.

 

Assessoria / HULW

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024