Categorias: Saúde

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza cirurgia em idosa de 101 anos

PUBLICIDADE

O setor de Ortopedia do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou uma cirurgia em uma idosa de 101 anos, que quebrou o fêmur da perna esquerda, após sofrer um acidente doméstico. A cirurgia, considerada de alta complexidade, devido à idade avançada da paciente, foi um sucesso, e a aposentada Maria Eunice Ramos encontra-se na enfermaria da unidade de saúde se recuperando para receber alta hospitalar.

A filha e acompanhante da idosa, Josefa Oliveira, explicou como aconteceu o acidente e agradeceu a unidade de saúde pelos cuidados com a mãe. “Mamãe é uma senhora muito ativa e sempre está fazendo alguma coisa em casa, e, em uma manobra mais brusca, desequilibrou e caiu. De imediato chamei uma ambulância e fomos encaminhadas para o Hospital de Trauma. Chegamos e desde então tivemos toda a assistência, e isso faz toda a diferença, pois fiquei aflita em pensar que esse acidente poderia ter ocorrido no seu estado de origem, onde a saúde vive um verdadeiro caos”, destacou.

Já a diretora geral da instituição, Sabrina Bernardes, falou sobre os procedimentos: “Devido à idade da paciente, o procedimento cirúrgico era considerado de alta complexidade e de risco. Por estes motivos, nos preparamos tecnicamente e estruturalmente, com leito de UTI, caso fosse necessário, além de especialistas médicos para dar toda assistência necessária. A cirurgia foi bem sucedida e a nossa paciente encontra-se clinicamente bem, aguardando apenas o tempo de recuperação para receber alta hospitalar”, concluiu.

De janeiro ao início de dezembro de 2017, a unidade de saúde atendeu mais de 20 centenários.  No mês de agosto, a equipe de ortopedia do Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (Htop), unidade de retaguarda do Hospital de Trauma, realizou uma cirurgia semelhante com um idoso de 107 anos, considerado o paciente mais velho a passar por procedimento cirúrgico na instituição. O aposentado José Barbosa recebeu alta hospitalar na mesma semana do procedimento.

No primeiro semestre deste ano, o número de acidentes envolvendo idosos já atingiu mais de sete mil, resultando em uma média de 41 casos por dia. Durante o ano de 2016, quase 13.500 atendimentos a idosos foram realizados no Hospital. Segundo os números do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) da unidade, os principais motivos de atendimentos foram: queda (1856), acidente vascular cerebral (1081) e trauma (408).

Ainda de acordo com essas informações, a maioria dos pacientes está situada na faixa etária dos 60 aos 79 anos e é composta por mulheres. Os dados também apontam que os municípios de Santa Rita (424) e Bayeux (406), além do bairro de Mangabeira (380), em João Pessoa, são as procedências mais frequentes.

Protocolo do trauma no Idoso – O Estatuto do Idoso assegura-lhe o direito à atenção integral à saúde. Tendo isso em vista, o Hospital de Trauma da capital conta com o Protocolo Gerenciado do trauma no idoso, que tem como objetivo reduzir o tempo de espera e organizar o fluxo. Com isso, as equipes da instituição recebem orientações de como proceder em situações que envolvam vítimas de 60 anos ou mais.

 

Quando o paciente acima dos 60 anos de idade entra na emergência, ele passa por uma análise e os exames são solicitados na entrada. O agendamento cirúrgico dele passa na frente dos outros, para cumprir uma determinação do Estatuto.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024