Categorias: Saúde

Hospital de Emergência e Trauma lança campanha de doação de órgãos na Paraíba

PUBLICIDADE

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, está sendo palco da XVII Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos ‘Doar órgãos é amar sem medida’, que ocorre até esta quinta-feira (28). Na ocasião, está sendo realizado um circuito de palestras, com o objetivo de elevar os números de doadores no Estado.

 

Para nefrologista Gyanna Lys Montenegro, diretora da Central de Transplante da Paraíba, existe uma preocupação do Governo do Estado em oferecer plena assistência de saúde aos paraibanos que necessitam de doação de órgãos. Além disto, é preciso conscientizar os profissionais e as famílias para doação de órgãos. “A conscientização varia em diversos níveis, desde o profissional responsável em identificar um possível doador até as famílias, que têm o papel decisivo na doação, ou seja, precisamos de uma sociedade consciente e que esteja disposta a salvar vidas mesmo no momento de dor”, frisou.

O superintendente do Hospital de Trauma, Milton Pacífico, disse que a unidade de saúde realiza ações constantes de conscientização e destacou a importância da doação de órgãos. “Falar de doação é multiplicar amor, e como unidade hospitalar damos total apoio à Central de Transplante, pois entendemos a importância deste ato. Quero parabenizar a todos os envolvidos pelo trabalho espetacular que é comandado pela médica Gyanna”, comentou.

 

A palestra ‘Como administrar situações críticas’ foi ministrada pela psicóloga Rita Calado, nessa segunda-feira (25), e abordou um tema difícil: como falar uma má notícia aos parentes. “Procuramos esclarecer para os profissionais de saúde que lidam direta ou indiretamente com essa realidade que é possível, sim, que a gente se prepare, tenha firmeza e clareza quando lidarmos com essa realidade”, esclareceu.

 

Os profissionais que participaram da palestra saíram bastante empolgados e comprometidos com a causa, como foi o caso da nutricionista Mirela Ribeiro. “Vou sair daqui com um olhar ampliado e o que eu puder fazer para propagar essa ideia, vou fazer”, afirmou.

Outra palestra realizada na segunda-feira teve como tema ‘Liberação de óbitos/treinamentos’. Para palestrante e coordenadora do Serviço Social, Neuma Ribeiro, o tema foi importante e esclarecedor. “Conseguimos divulgar o fluxo que muitas pessoas confundem, como por exemplo, de quem é a responsabilidade para executar as diversas funções de uma grande instituição como o Hospital de Trauma”, comentou.

 

PB Agora

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tio Paulo: Sobrinha que levou homem morto a banco é investigada por homicídio

A mulher que levou um idoso morto a uma agência bancária em busca de um…

1 de maio de 2024

Novos radares passam a multar a partir de hoje em João Pessoa; saiba onde

O período educativo dos novos radares instalados nas ruas e avenidas da Capital pela Superintendência…

1 de maio de 2024

JP, Bayeux, Santa Rita e mais 13 municípios paraibanos estão sob alerta de chuva intensa e ventos fortes

Na tarde desta quarta-feira (1º), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta de perigo…

1 de maio de 2024

Pré-candidata à prefeitura de Cajazeiras entra na mira por suspeita de acumulação ilegal de cargos

A Câmara de Vereadores de Cajazeiras, situada no Sertão do estado, planeja apresentar representações ao…

1 de maio de 2024

Prefeitura de Santa Rita lança nesta quinta-feira o São João 2024: festa promete unir tradição, cultura e alegria

O clima junino já toma conta da cidade de Santa Rita, na Paraíba. Nesta quinta-feira…

1 de maio de 2024

Gasolina pode ser encontrada a R$ 5,59 em João Pessoa; saiba onde

Pesquisa de preços de combustíveis da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de…

1 de maio de 2024