Hospital da Criança de Campina Grande lança telemedicina para auxiliar pacientes de outros municípios

PUBLICIDADE

O Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) de Campina Grande implantou um novo serviço para prestar assistência a crianças de outros municípios. O projeto Tele-Cuidado Infantil faz parte do programa Campina Cuida das Crianças, lançado neste ano com várias ações de enfrentamento ao período sazonal de doenças respiratórias no público infantil.

O Tele-Cuidado Infantil funciona 24 horas e qualquer profissional médico da 2ª Macrorregião de Saúde pode solicitar o serviço por meio do Sistema de Regulação (SISREG). Os profissionais devem encaminhar o histórico clínico do paciente pelo e-mail sisregcgmunicipal@gmail.com que, em seguida, será disponibilizado o contato de um médico especialista de plantão para auxiliar na conduta médica do paciente.

“A demanda estadual está muito alta por causa da sazonalidade, e muitas vezes não há vagas de internação nos serviços ou o perfil de vaga requerido não é necessariamente de internação em um hospital. Essa medida tem o intuito orientar os médicos das cidades circunvizinhas com ajuda de um pediatra com o objetivo de evitar a evolução do quadro e melhorar a qualidade de vida da criança. Nós nos colocamos à disposição dos profissionais para sanar dúvidas, orientar prescrição médica, conduta, e até avaliar se é um caso de gravidade que precisa de intervenção urgente”, explicou a pediatra Deborah Rocha.

Além dela, outros profissionais renomados estão entre os plantonistas como a endocrinologista pediátrica Taís Dantas; o neonatologista Paulo Martins e a pediatra Vanessa Arruda. O serviço foi iniciado no dia 10 de maio e a média de atendimento é de 3 a 4 por dia. Os profissionais fazem contato por videochamada.

Até o dia 20 de maio, o HCA já havia realizado 23.414 atendimentos, de 91 municípios diferentes. O mês de abril foi o mês com o maior número de atendimentos historicamente, quando foram registrados 8.964 procedimentos.

Novos leitos – A Secretaria Municipal de Saúde está construindo 13 novos leitos de enfermaria no HCA e contratualizando novos leitos nos hospitais HELP e Clipsi. No HCA, os leitos vão dar suporte ao atendimento de urgência e emergência. Também será feita uma obra de ampliação do setor de acolhimento para recepcionar mais adequadamente os pacientes. A unidade tem 56 leitos de enfermaria e 7 de UTI. Com a expansão, vai passar a contar com 69 leitos de enfermaria infantis, se estabelecendo como um dos maiores hospitais pediátricos do Nordeste.

Além dessa ampliação, a Secretaria Municipal contratualizou mais leitos na rede complementar, com 10 novos postos de internação no hospital HELP e 19 no hospital da Clipsi. Com a ampliação do contrato no HELP, a oferta para o município passou a ser de 21 leitos de enfermaria pediátricos e 10 de UTI.

Atendimento descentralizado – A Secretaria de Saúde também apostou na descentralização dos atendimentos pediátricos e na distribuição de dispositivos de lavagem nasal infantil na Atenção Primária à Saúde. O atendimento com pediatra nas Policlínicas é voltado a casos de leves a moderados. O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7h às 18h nas Policlínicas das Malvinas, Liberdade, Catolé e Bela Vista. No Centro de Saúde Francisco Pinto, no Centro, o horário é estendido até as 21h.

Dispositivo de lavagem nasal – O Município também disponibilizou 10 mil garrafinhas de lavagem nasal para serem distribuídas no HCA, bem como nas Policlínicas que fazem o atendimento pediátrico e nos distritos de São José da Mata e Galante. O lavador nasal evita que a congestão nasal nas vias respiratórias superiores atinja os brônquios e os pulmões, o que pode causar bronquiolite e pneumonia.

Atendimento em casa – Além das estratégias para contar o aumento dos casos e atender toda a demanda, a Prefeitura de Campina Grande deve lançar nos próximos dias ações para atendimento pediátrico domiciliar no município.

Ambulatórios – O HCA tem 25 ambulatórios de atendimentos eletivos com tratamentos contínuos. Neste mês começou o funcionamento do ambulatório de ortopedia pediátrica e, em junho, devem começar os ambulatórios de oftalmologia pediátrica e cirurgia infantil. Tem ainda ambulatórios para crianças com Síndrome de Down e obesidade, entre outros. O hospital atende pacientes de mais de 70 municípios pactuados da segunda macrorregião de saúde.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

200 casos de violência política de gênero são acompanhados pelo MPF; Justiça Eleitoral retoma nesta segunda 1ª ação da Paraíba

O Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero do Ministério…

16 de junho de 2024

Vereador de cidade paraibana fica ferido em acidente que envolveu dois veículos na BR-412

Nesse sábado (15), um vereador da cidade de Sumé conhecido como "Sabugo" ficou ferido em…

16 de junho de 2024

Campina Grande inicia semana com 114 oportunidades de emprego; confira

O Sine Municipal oferece, neste início de semana, 114 oportunidades por meio do cadastro do…

16 de junho de 2024

Suspeito de tráfico de drogas é preso durante ação policial em Jacaraú

Policiais da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar prenderam, na noite desse sábado (15), um…

16 de junho de 2024

Mais de 90 mil passageiros devem embarcar na rodoviária de João Pessoa até o fim de junho

O Terminal Rodoviário Severino Camelo, em João Pessoa, tem registrado um aumento expressivo no número…

16 de junho de 2024

João Azevêdo preside audiência do Orçamento Democrático em Itaporanga e destina mais de R$ 64 milhões para obras e serviços

O governador João Azevêdo presidiu, na tarde deste sábado (15), na cidade de Itaporanga, sede…

16 de junho de 2024