Categorias: Saúde

Hospitais de João Pessoa ganham mais leitos e UTI moderna

PUBLICIDADE

A melhor Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Estado, o aumento no número de leitos, mais cirurgias eletivas sendo realizadas e serviços que antes não eram oferecidos em unidades públicas. Esses são alguns dos benefícios que as reformas dos hospitais municipais estão trazendo para a população. Os hospitais Santa Isabel, Cândida Vargas e Valentina Figueiredo mudaram e estão melhorando.

Segundo o diretor do Hospital Santa Isabel, Antônio Henriques de França Neto, além da reforma na estrutura física, a unidade mudou o perfil hospitalar. “Antes éramos um hospital de urgência e hoje fazemos cirurgias eletivas. Uma das primeiras inovações da reestruturação do hospital foi entregar os quatro ambulatórios que dão mais conforto ao usuário e também aos profissionais que estão atendendo”, disse.

UTI mais moderna – No entanto, a maior inovação do Santa Isabel foi a instalação de uma UTI com dez leitos, que é considerada a mais moderna do Estado. “Essa UTI é mais moderna que a dos hospitais particulares. Onde antes havia seis leitos, hoje existem dez. Além disso, o número de cirurgias vem crescendo a casa mês: em dezembro passado foram 84, em janeiro 90, em fevereiro 86, e em março, se continuarmos no mesmo ritmo, chegaremos a 200. Mas nosso objetivo é atender 450 pessoas mensalmente”, contou.

Algumas alas do Santa Isabel ainda estão em reforma, como é o caso da ala leste, que abrigará uma Unidade de Dor Torácica, que se destina a urgências cardiopulmonares. “Este é um serviço que não existia na rede pública e atenderá milhares de usuários por mês”, informou Antônio Henriques.

Ele lembrou que alguns estudos estão sendo feitos para que outras partes do hospital passem por reformas. “O Santa Isabel é tombado pelo Patrimônio Histórico, não podemos simplesmente querer reformar e fazer a obra; temos que estudar bem o que estamos fazendo”, disse.

Hospital do Valentina – De acordo com a diretora do Hospital Valentina Figueiredo, Fernanda Leite Moraes, o hospital terá capacidade de internação de 60 leitos. “Esses leitos estão prontos, faltando apenas a fase de equipamento. Hoje atendemos apenas consultas, disponibilizamos a medicação de urgência e a observação do paciente”, comentou.

Fernanda esclareceu ainda que os 60 leitos servirão para internação pediátrica, atendendo a crianças e adolescentes. “Além da internação, também faremos cirurgias pediátricas, pois estamos em acabamento na construção do bloco cirúrgico e claro vamos construir a UTI”, lembrou.

O Hospital do Valentina Figueiredo terá ainda um laboratório que funcionará 24 horas para atender aos exames solicitados pela urgência, pela internação e pela UTI. “Teremos ainda um serviço de radiologia para os pacientes que tiverem atendimento no hospital”, disse.

Cândida Vargas – O Instituto Cândida Vargas também passou e está passando por muitas modificações. O Bloco Cirúrgico, a UTI e o anexo sofreram mudanças que estão produzindo uma assistência bem melhor às pacientes e seus bebês.

A ala do P III, o puerpério, onde as mulheres ficam após ganhar os bebês, foi ampliada; o bloco cirúrgico ganhou mais três salas; as salas de parto, que antes eram sete, hoje são dez. A Central de Material Esterilizado também foi reformada.

Além do que já foi entregue, a maternidade ainda oferecerá uma nova UTI materna e o anexo, que terá enfermarias, consultórios, nova instalação do Banco de Leite e do Centro de Estudos. Todos esses espaços estão com as instalações concluídas.

Essas reformas e construções no Instituto Cândida Vargas proporcionam não apenas a ampliação da oferta de serviço na saúde da mulher e do recém nascido, como também uma melhor qualidade na assistência, melhor organização da rede de serviços e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em João Pessoa.

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

Dinho descarta tese de dois Ribeiros na majoritária e endossa nome de João para 2026: “É o meu senador”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowley, em entrevista nesta sexta-feira…

27 de abril de 2024

Governador João Azevêdo sanciona lei que assegura passe livre aos estudantes da Paraíba no dia do Enem

Neste sábado (27), o Diário Oficial trouxe a sanção do governador João Azevêdo a uma…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Mulher é resgatada de cárcere privado e suspeito é preso, em Campina Grande

Uma mulher foi resgatada de uma situação de cárcere privado após enviar um bilhete pedindo…

27 de abril de 2024

Equipe do Grupo Molejo é assaltada no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo

A equipe do grupo Molejo foi alvo de um assalto nesta sexta-feira (26), mesmo dia…

27 de abril de 2024