Categorias: Saúde

Homens de JP fumam muito e boa parte é obesa

João Pessoa é a capital brasileira com maior frequência de homens fumantes e obesos. No município, 16,6% dos pessoenses sofrem de obesidade e a ocorrência de pessoas que fumam 20 ou mais cigarros diariamente chega a 10,8%. No Brasil, a capital da Paraíba ainda possui o terceiro maior índice de mulheres sedentárias. Ao todo, 30,1% das entrevistadas declaram que não praticaram atividades físicas nos últimos três meses. Os números fazem parte da publicação “Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico” (Vigitel), elaborado pelo Ministério da Saúde (MS) e divulgado na tarde de ontem. O estudo foi realizado, em 2008, nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Durante o ano, 54 mil brasileiros foram entrevistados por técnicos do governo federal através de ligações telefônicas. Na Paraíba, ocorreram 2.012 entrevistas, sendo 751 do sexo masculino e 1.261 do feminino.

Alimentação rica em gorduras, refeições sem regras de horários e ausência diária de exercícios físicos fizeram com que o universitário Thyago César, 23 anos, adquirisse obesidade. O jovem cursa Nutrição em João Pessoa e está com Índice de Massa Corporal (IMC) em 38,7 kg/m². Quando o índice ultrapassa dos 30 kg/m², a pessoa é considerada obesa. “Faço um curso para cuidar da alimentação dos outros, mas minha alimentação é irregular. Como pão diariamente e faço refeições fora do horário. Além disso, eu estou sem praticar exercícios físicos”, contou o universitário que tem 1,91 m e 140 kg.

Thyago César faz parte do universo de obesos na capital paraibana. Conforme a publicação do Ministério da Saúde, João Pessoa e Boa Vista (RR) possuem os piores resultados em relação à obesidade nas capitais do país. Nas duas cidades, 16,6% dos homens estão com Índice de Massa Corporal superior a 30 kg/m². Ou seja, 125 dos 751 entrevistados na capital paraibana são obesos. Em nível nacional, 13% dos 54 mil dos brasileiros enfrentam o problema de saúde. Nas pessoenses, a obesidade chega a 12,1%, o que equivale a 153 mulheres do grupo de 1.261 entrevistadas.

O tabagismo também colocou João Pessoa em destaque negativo no cenário nacional. O Vigitel revelou que, na capital, 10,8% dos homens são fumantes. Isto quer dizer que 81 entrevistados fumam 20 ou mais cigarros por dia. No Brasil, o percentual chega a 14,8% do total de pessoas do sexo masculino que responderam o questionário. No público feminino, apenas 2,3% das mulheres são viciadas no tabagismo. Na pesquisa, técnicos do Ministério da Saúde fizeram ligações telefônicas para pessoenses com idade igual ou superior a 18 anos.

Mulheres
Mulheres sem prática de exercícios físicos – como falta de caminhadas e ausência nas academias de ginástica – deixaram João Pessoa com o terceiro desempeho mais desastroso no Brasil no quesito inatividade física. Na capital do Estado, 30,1% (380) das entrevistadas levam vida sedentária. O percentual é mais expressivo que o registrado em 2007. Naquele ano, 25% das 1.231 mulheres analisadas afirmaram ser sedentárias. No Brasil, as pessoenses só perdem para o Recife (32,45%) e Natal (30,25%). Entre os homens, o Ministério da Saúde descobriu que o sedentarismo atinge um percentual maior da população do sexo masculino residente em João Pessoa. Ao todo, 32,3% (243) dos entrevistados vivem na inatividade física.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da capital Julia Vaz, a junção entre obesidade, uso frequente de cigarros e vida sedentária incentivam o surgimento de doenças cardiovasculares, a exemplo do ataque cardíaco. Porém, ela afirma que em tudo está perdido. Cuidados com a saúde evitam os riscos de morte. “Desde 2005, lutamos para mudar os hábitos alimentares da população de João Pessoa e evitar que os pessoenses fiquem obesos. Através do programa ‘João Pessoa vida saudável’ estamos conseguindo isso. Ao todo, seis mil pessoas já foram atendidas com palestras e dicas de saúde, como orientar os usuários de cigarros a procurarem um dos quatro centros de atenção aos fumantes em João Pessoa. O programa também prevê o incentivo às atividades físicas para evitar o sedentarismo dos moradores”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde da capital, Julia Vaz.
 

Jornal da Paraíba

Últimas notícias

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

16 de fevereiro de 2026

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026